HIV+COVID-19: Desafio em tempos de pandemia
Uma parceria entre a Unicef, Unaids e Cedsps Brasil, vai ocorrer hoje 16/03/2021, às 11 no Youtube e Facebook do @unicefbrasil, uma live falando sobre os desafios da prevenção do HIV entre adolescentes e jovens nesse período conturbado de pandemia, causada pelo Coronavírus Sars Cov2, a Covid19.
Na oportunidade eles vão aproveitar para fazer o lançamento de um curso gratuito: HIV + COVID19. Uma iniciativa bem bacana para esclarecimento.
Dando um giro por aí, foi viralizado uma opinião da página do instagram de @Thomasvconti, doutor em Economia, divulgador científico e professor do Insper e do IDP-SP, que nos conta sobre seu levantamento feito e nos informa, na íntegra:
“O primeiro óbito confirmado de Covid no Brasil ocorreu em 17 de março de 2020. Hoje, quase exatos 1 ano depois, a Covid já matou mais brasileiros que… a AIDS.
Óbitos por COVID, 2020-2021: 281.626 em 01 ano.
Nunca foi uma gripe.” Finaliza Thomas.
A AIDS, sigla em inglês para a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Acquired Immunodeficiency Syndrome), é uma doença do sistema imunológico humano resultante da infecção pelo vírus HIV, e tem como característica o enfraquecimento do sistema imunológico do corpo, com o organismo mais vunerável ao aparecimento de doenças oportunistas que vão de um simples resfriado a infecções mais graves como tuberculose ou câncer. O próprio tratamento dessas doenças fica prejudicado com a presença do vírus HIV no organismo e em tempos de pandemia fica ainda mais complicado.
Vamos assistir, nunca é demais o aprendizado para se precaver, e nós, do @jornalilhadeitaparica estaremos em sintonia.
Por: Sarita Rodrigues
Imagem: Divulgação
Fonte:Giv.org.br
@jornalilhadeitaparica