Deputado faz alerta para resultados negativos do IDEB na Bahia
Ao verificar que a Bahia teve o terceiro pior desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), entre os alunos do ensino médio em 2019, o deputado estadual Jurailton Santos (Republicanos), chama atenção do Governo e da secretaria competente, fazendo um alerta para que a educação se torne prioridade na gestão atual.
Jurailton, que também é vice-presidente da Comissão de Educação na Assembleia Legislativa da Bahia, diz estar preocupado com a situação educacional baiana, uma vez que os dados mostram que o Estado não tem evoluído.
“É vergonhosa a situação em que se encontra o sistema educacional da nossa Bahia. E com a chegada da pandemia do novo coronavírus, onde as escolas foram prejudicadas, nem todos os alunos foram alcançados com a nova metodologia de ensino, fato que torna ainda mais difícil recuperarmos esse índice. É preciso investir muito na educação, e reconhecer a importância do papel da escola e a sua participação na preparação intelectual e moral da juventude”, disse Jurailton.
O parlamentar ainda lembra o quanto vai ser desafiador para os estudantes que irão participar do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) este ano. “Tenho conversado com alguns alunos que vão fazer as provas, e em sua maioria estão temerosos, primeiro, por estarmos ainda diante de uma pandemia, segundo, por se sentirem inseguros em relação aos que conseguiram aprender em 2020, pois muitos ainda se sentem despreparados”, relata o parlamentar.
Ascom