Notícias

Trânsito à noite: Dicas de segurança para pedestres e ciclistas

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu outubro como o mês destinado aos perigos no trânsito durante o período noturno, quando há maior risco de acidentes envolvendo pedestres e ciclistas, por serem mais vulneráveis, e que precisam redobrar a atenção quando estão exercendo suas atividades à noite.

De acordo com dados do Seguro DPVAT, de janeiro a agosto, o anoitecer foi o período com maior número de indenizações por acidentes (22,9%). Por isso, garantir mais segurança nas vias é muito importante. Confira as dicas:

Ciclistas

O Código de Trânsito Brasileiro determina que as bicicletas necessitam de sinalização noturna refletiva, campainhas e espelho retrovisor. Outros itens, como luz adicional, para-lama, capacete e colete refletivo, que apesar de não serem obrigatórios, podem ajudar muito na redução de acidentes de trânsito e proteção da vida.

Esteja atento também ao caminho realizado. Opte pelas rotas com estrutura cicloviária e evite grandes avenidas, preferindo os trajetos alternativos. Não se esqueça que a manutenção da bike também é fundamental. Os freios precisam estar regulados e os pneus bem calibrados.

Pedestres

A caminhada à noite pode ser um momento de relaxamento para muitas pessoas, mas precisa de atenção nas vias. Evite o volume alto de música em fones de ouvido, porque é necessário que você esteja atento aos barulhos emitidos pelo trânsito. Utilize roupas claras e reflexivas, para que os motoristas, motociclistas e ciclistas consigam enxergar você de uma distância maior. Para não aumentar o risco de acidentes, caminhe nos locais indicados para pedestres.

DETRAN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *