GeralSaúde

O que é a síndrome do Narcisismo

Narcisismo é o amor de um indivíduo por si próprio ou por sua própria imagem, uma referência ao mito de Narciso. O termo “narcisismo” foi introduzido na psiquiatria no final do século XIX — e viria a ser adotado no campo da psicanálise — por Havelock Ellis (1898), para descrever uma forma de sexualidade baseada no próprio corpo do indivíduo.

O narcisismo é atualmente um conceito na teoria psicanalítica, introduzido por Sigmund Freud em seu livro Sobre o narcisismo. A Associação Americana de Psiquiatria o classifica como Transtorno de personalidade narcisista, em seu Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM). Freud acreditava que o narcisismo existe quando a libido está direcionada para si próprio.

Transtorno de personalidade narcisista é um dos vários tipos de transtornos de personalidade. Trata-se de uma condição mental em que as pessoas têm um senso inflado de sua própria importância, uma profunda necessidade de atenção e admiração excessivas, relacionamentos conturbados e falta de empatia pelos outros.

Como lidar com pessoas de personalidade narcisista?
Converse com a pessoa e abra o jogo. Não permita que ela o trate como bem entender. Procure sempre incentivar o narcisista a ser uma pessoa melhor, a pensar mais no outro, na dor do próximo. Alguém nessa condição precisa realmente se amar de verdade, confiar em si mesmo, resolver suas inseguranças e traumas do passado.

O que é narcisista na psicologia?

O termo Narcisismo remete ao mito de Narciso, que se apaixonou pela própria imagem. A pessoa com características narcisistas é percebida como um suposto adorador de si mesmo, apresentando elevada autoestima e idealização de si mesmo (Roudinesco, 1999 e Figueredo, 2003).

Como se tornar um narcisista?
O narcisista passa a maior parte da vida em busca de aplausos e aprovação externa, já que ele mesmo não encontra isso na sua essência. Não tem motivos para se orgulhar e gostar de si. Sofre, porque dificilmente se sente satisfeito, e faz os outros sofrerem. Na verdade, ele não aprendeu a enxergar que existe um “outro”.

Qual o comportamento de um narcisista?
Transtorno de personalidade narcisista é um dos vários tipos de transtornos de personalidade. Trata-se de uma condição mental em que as pessoas têm um senso inflado de sua própria importância, uma profunda necessidade de atenção e admiração excessivas, relacionamentos conturbados e falta de empatia pelos outros.

Sintomas mais comuns de um Narcisista

Irritação, nervosismo e reação até agressiva quando contrariado são sintomas comuns entre pessoas narcisistas, já que não lidam bem com frustrações e rejeições por terem ego inflado.
Desobediência proposital a ordens e desconforto ao ser repreendido.
Discordar sempre das orientações que recebem e, por se acharam acima dos melhores, raramente admitem erros e preferem culpar os outros por equívocos ou coisas que dão errado.
Normalmente arrogantes, não se constrangem em cometer atitudes abusivas com subordinados ou pessoas próximas.
A necessidade constante de ser o centro das atenções é marca registrada dos narcisistas.
Ambiciosos e com dificuldade em ter empatia, são capazes de tudo para obter o que desejam, mesmo que signifique prejudicar todos.
São auto-centrados e prepotentes.
Procuram atenção constante e admiração.
Consideram-se melhores do que outros.
Exageram os seus talentos e realizações.
Acreditam que eles têm direito a tratamento especial.
São facilmente feridos, mas podem não mostrar.

(Wikipédia)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *