Notícias

MP promoverá visitas virtuais a museus para incentivar valorização do patrimônio cultural

Na semana em que se comemora o ‘Dia Nacional do Patrimônio Cultural’, celebrado em 17 agosto, o Ministério Público do Estado da Bahia incentivará a valorização do patrimônio artístico e cultural, facilitando a visitação virtual a três grandes espaços de memória ligados, direta ou indiretamente, à identidade brasileira. A Instituição disponibilizará, do dia 17 ao dia 22, links em seu site (www.mpba.mp.br) para que os cidadãos possam realizar um tour virtual pelo Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM- Bahia), o Museu Histórico Nacional (Rio de Janeiro) e o Museu Nacional do Azulejo de Portugal (Lisboa). A iniciativa é do Núcleo de Defesa do Patrimônio Histórico Artístico Cultural do MPBA (Nudephac), que realiza a VII Semana do Patrimônio Cultural como homenagem ao Dia Nacional, instituído pelo Decreto-Lei no. 25/1937.

À frente do projeto, o promotor de Justiça Edvaldo Vivas afirma que os espaços foram cuidadosamente selecionados. “Eles são capazes de proporcionar experiências de aprendizado e conscientização da relevância e necessidade de preservação dos bens culturais portadores de significado histórico e cultural”, frisa Edvaldo. Ele destaca o fato de que, com o isolamento social, os equipamentos culturais deixaram de ser utilizados pela população e vários eventos importantes foram cancelados, “mas precisamos chamar a atenção para a existência de novas ferramentas de acessibilidade aos bens culturais, como as visitas virtuais a museus”. O promotor pontua ainda que que em período de pandemia o patrimônio cultural imaterial está ameaçado, uma vez que muitos dos seus detentores são populações em situação de vulnerabilidade aumentada pela pandemia. Ele ressalta que, embora esteja em teletrabalho, o MPBA segue atento à defesa do patrimônio cultural, tanto material como imaterial, podendo ser contactado pelo 0800 642 457, bem como através da Ouvidoria e dos e-mails institucionais, em especial, ceama@mpba.mp.br. Também explica que o objetivo do evento é marcar a data e promover consciência sobre a necessidade de preservação do patrimônio histórico, artístico e cultural.

Há sete anos, o Ministério Público da Bahia realiza a Semana do Patrimônio Cultural e já promoveu visitas presenciais a diversos equipamentos na capital e interior do estado. Em 2019, por exemplo, membros e servidores do MPBA visitaram o Parque São Bartolomeu e a Pedra de Xangô, considerados importantes símbolos de resistência e lugar sagrado pelos representantes das religiões de matriz africana. O Nudephac foi criado em 2009 e tem o objetivo de promover a proteção dos bens e direitos de valor histórico, artístico, estético, turístico, cultural e paisagístico do estado da Bahia, através de ações de articulação entre as Promotorias de Meio Ambiente do interior e capital, e a integração do MPBA com instituições e a sociedade de forma a estimular a participação na proteção e conservação dos bens patrimoniais materiais e imateriais.

Cecom/MP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *