Deputado diz que exercício físico é atividade essencial
Um projeto de lei dispondo sobre a classificação da prática de exercícios físicos como atividade essencial para o cidadão foi apresentado pelo deputado David Rios (PSDB), na Assembleia Legislativa. O efeito da lei acontecerá enquanto perdurarem as medidas de prevenção de contágio pela Covid-19, determinadas pelo Governo da Bahia, que impliquem a restrição da circulação de pessoas.
Entre outros ditames, o PL estabelece que as atividades físicas não se realizem por mais de uma hora, nem tenham caráter coletivo, com formação de times, grupos ou equipes. “Também não deve acontecer a interação física ou contato entre os praticantes, respeitando-se o espaço de 1,5 metro entre as pessoas e, em caso de acompanhamento das atividades físicas por professores ou treinadores, estes devem utilizar luvas descartáveis e máscaras”, explica o tucano.
Segundo a matéria, somente poderão praticar atividades físicas as pessoas em pleno gozo de saúde, com atestado por profissional da área médica, devidamente registrado no Conselho Regional de Medicina (Cremeb). Ao Poder Executivo caberá a disponibilização de álcool gel para os praticantes nas academias ao ar livre instaladas em praças públicas.(ALBA)