NotíciasSalvador

Feriadão antecipado: Veja o que abre e fecha

A semana começa com feriadão, mas não é para ninguém sair de casa nem viajar. A antecipação em todas as cidades do estado dos feriados de São João (24/06) e da Independência da Bahia (02/07) para hoje e amanhã (25 e 26/05), respectivamente, é mais uma medida para aumentar o isolamento social e conter o avanço da contaminação pelo coronavírus. O objetivo é o de  reduzir a taxa estadual de transmissão que está, hoje, em torno de 5% e é por volta de 6% na capital.

Em Salvador, a prefeitura antecipou também o feriado de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da Bahia, de 8 de dezembro para esta quarta-feira (27), com o mesmo intuito. A decisão foi tomada na sexta-feira (22) em coletiva virtual conjunta concedida pelo governador Rui Costa e pelo prefeito de Salvador, ACM Neto. Ambos, assinaram os decretos no sábado (23). 

E o momento não é de férias mesmo. A psicóloga Mara Oliveira, entendeu a importância de se manter em casa nos próximos dias. “Vejo que tem muita gente que ainda não pensa coletivamente e nem nelas mesmas. As pessoas acabam ignorando o risco porque acham que não serão atingidas, que está acontecendo só com os outros. Mas, esse feriado não é férias, nem para curtir. Porém, sei que vou ver várias pessoas aqui no prédio recebendo visitas, infelizmente”, afirma a psicóloga Mara Oliveira. 

É justamente esse tipo de atitude que preocupa. A decisão conjunta do governado do estado Rui Costa e do prefeito de Salvador, ACM Neto seguem uma estratégia adotada por outros estados do país como São Paulo. Lá, a antecipação dos feriados da Consciência Negra e de Corpus Christi, na última semana, melhorou o índice de isolamento na capital paulista, passando de 49% na terça-feira (19) e para 51% no dia seguinte (20). No estado, a taxa ficou em 48% e 49%, respectivamente.

“O objetivo da medida é dar uma rasteira nos índices de contaminação para que a gente possa acabar a semana com patamares muito mais baixos. Assim, quem sabe, a gente não começa a planejar a retomada das atividades a partir de junho”, afirmou o governador durante o anúncio. 

Já ACM Neto destacou a extensão das medidas para quinta e sexta na capital baiana. “Com isso, nós teremos, aqui em Salvador, segunda, terça e quarta, de feriados. E vamos estender as medidas para quinta e sexta-feira. Portanto, toda próxima semana com atividades suspensas, exceto as essenciais: supermercados, farmácias, agência bancária. As agências só vão estar funcionando quinta e sexta”.

(Correio)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *