Água de coco realmente faz bem à saúde?
Refrescante, saborosa, natural e faz bem à saúde. A água de coco é conhecida por auxiliar no tratamento de alguns distúrbios, como desidratação relacionada à diarréia ou ao exercício. Também é usada para pressão alta e para melhorar o desempenho do exercício. Mas será mesmo que a água de coco faz bem à saúde e é tão eficaz assim?
A bebida é rica em carboidratos e eletrólitos, como potássio, sódio e magnésio. Devido a essa composição de eletrólitos, muitos utilizam o líquido para tratar e prevenir a desidratação. Mas alguns especialistas sugerem que a composição eletrolítica na água de coco não é adequada para ser usada como solução de reidratação.
Afinal, água de coco faz bem à saúde?
O Instituto Nacional de Saúde dos EUA analisou os efeitos da água de coco para averiguar se ela realmente é eficiente para essas situações. De acordo com os critérios estabelecidos pelo Natural Medicines Comprehensive Database, o potencial da bebida para cura de diarréia e desidratação é classificada como “evidência insuficiente para avaliar”.
“Algumas pesquisas mostram que o consumo de água de coco pode ajudar a prevenir a desidratação em crianças com diarreia leve. Mas não há evidências confiáveis de que seja mais eficaz do que outras bebidas para esse uso”, diz a avaliação.
Em relação à desidratação causada pelo exercício, a conclusão é que a água de coco de fato ajuda as pessoas a se hidratarem após o exercício. No entanto, ela não parece ser mais eficaz do que bebidas esportivas ou água pura.
Já para os atletas que usam água de coco para substituir líquidos durante ou após o exercício , a fim de melhorar seu desempenho durante o exercício de acompanhamento, a pesquisa aponta que a bebida pode ajudar. Porém, também não aparenta ser mais eficaz do que bebidas esportivas ou água pura. O mesmo é válido para esportistas que utilizam a água de coco para melhorar a resistência.
Há contraindicações?
A bebida por si só não apresenta riscos à saúde. No entanto, ela pode ter um efeito negativo para pessoas que possuem alguns distúrbios e doenças específicas.
Pacientes que sofrem com fibrose cística, por exemplo, têm os níveis de sal no corpo reduzidos. Algumas pessoas com fibrose cística precisam tomar líquidos ou pílulas para aumentar os níveis de sal, especialmente sódio. A água de coco não é um bom fluido para aumentar os níveis de sal em pessoas com esse problema, porque a bebida pode conter muito pouco sódio e muito potássio.
Também é importante lembrar que a água de coco possui altos níveis de potássio, e por isso ela não é indicada para pessoas que já possuem esse níveis elevados, além de pacientes que apresentam problemas de pressão arterial, problemas renais e para aqueles que farão cirurgia.
Fonte iG