Com a chegada do Verão, os moradores de São Tomé de Paripe seguem sem poder usufruir plenamente da praia do bairro, importante espaço de lazer, convivência e sustento da comunidade. O assunto voltou a ser tema de pronunciamento do vereador Orlando Palhinha (União), durante sessão na Câmara Municipal de Salvador, na quarta-feira (4), quando ele cobrou uma solução para os nove meses de interdição.
Palhinha demonstrou preocupação com os impactos para as famílias da região e cobrou providências dos governantes, dos secretários estaduais e, especialmente, da presidência do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).
“Já são nove meses de interdição. Não podemos aceitar que as famílias de São Tomé de Paripe continuem privadas de um espaço tão importante para a história e a vida da comunidade. Trabalhadores, comerciantes, pescadores e moradores sofrem diretamente com essa situação e têm seus direitos prejudicados”, ressaltou o vereador.
Palhinha também voltou a cobrar que a Gerdau assuma suas responsabilidades diante do problema. Para o parlamentar, uma empresa multinacional precisa responder pelos impactos de suas atividades e demonstrar compromisso com a população e com a preservação ambiental.
“Uma empresa do porte da Gerdau deve respeitar as pessoas e o meio ambiente. A comunidade não pode continuar sofrendo sem uma resposta concreta. É preciso que a empresa assuma suas responsabilidades”, afirmou.
Segurança
O vereador também direcionou sua fala ao Inema, cobrando medidas técnicas para delimitar e isolar a área contaminada, garantir a segurança da população e avaliar a liberação dos trechos da praia que estejam próprios para uso.
“Não estamos pedindo que a praia seja liberada de qualquer maneira. Estamos pedindo responsabilidade, critérios técnicos e uma solução. Se existe uma área contaminada, que ela seja devidamente cercada e sinalizada. Mas que o Inema avalie a possibilidade de liberar os trechos que podem ser utilizados com segurança. A população precisa de uma resposta”, destacou.
Ao voltar a abordar o assunto na tribuna, Palhinha reforçou que a comunidade de São Tomé de Paripe não pode continuar esperando indefinidamente. O parlamentar defende uma atuação conjunta dos órgãos competentes e da empresa envolvida, com transparência, responsabilidade ambiental e respeito aos moradores.
CÂMARA MUNICIPAL DE SALVADOR
(Foto: VC)





Deixe seu comentário