Ônibus articulado do BRT passa por teste na cidade
O secretário acrescentou que os próximos testes serão feitos em vias exclusivas. “Até o fim do mês, a gente concluirá a avaliação, embora a gente deva operar o BRT em janeiro de 2021. Caso seja necessário, serão feitas adaptações para que o sistema possa, em suas sete linhas de operação, conseguir fazer um transporte de qualidade”.
O BRT terá capacidade de beneficiar 31 mil pessoas por hora, em horários de pico. Os veículos articulados operarão a uma velocidade comercial de 25 a 40 km/h. Os tempos de percurso serão significativamente reduzidos se comparados aos atuais níveis de operação.
Veículo sustentável – O ônibus totalmente elétrico, da empresa chinesa BYD, rodou nos últimos dois meses em 10 linhas do transporte público da cidade. A ideia foi checar a adequação do veículo às condições do dia a dia do transporte coletivo e as características geográficas do município.
“O ônibus foi aprovado no teste e a ideia é que também possamos, a partir de agora, trabalhar com esse tipo de veiculo, que é muito menos poluente e vai ao encontro dessas novas exigências da modernidade e, sobretudo, para vida mais saudável dos centros urbanos”, disse o prefeito ACM Neto.
ACM Neto afirmou que a expectativa da Prefeitura é que esse tipo de veículo faça parte do sistema de transporte urbano de Salvador. “Estamos conversando com potenciais fornecedores desses veículos e com os empresários. A ideia é que a gente possa ter na nossa frota ônibus elétrico. Uma hipótese é que todo o sistema do BRT funcione com ônibus elétrico. Ele chega a custar três vezes mais que o convencional, mas tem durabilidade muito maior e não é poluente”.