Ambulâncias do SAMU começam a operar em nova base da Pituba
A enfermeira Verônica de Oliveira, de 39 anos, espera que, com a nova base, o tempo-resposta de atendimento seja menor. “A gente tem muita demanda nessa área e, com isso, vamos passar a atender mais rapidamente”, conta. Com dez anos de profissão, e agora lotada na nova base, situada na Arena Aquática, Verônica diz se sentir bem em cuidar das pessoas no dia a dia. “É uma profissão que eu escolhi por amor. A minha maior felicidade é saber que os pacientes que foram socorridos estão bem”, afirma.
Causas – A queda é o principal motivo dos chamados e ocorrem por diversos fatores, desde os acidentes a problemas com a saúde. Quando se trata das doenças, as que mais geram solicitações são as clínicas, a exemplo de diabete, pressão alta, Acidente Vascular Cerebral e Infarto que representam uma média de 60% dos casos registrados. Os outros tipos de ocorrência mais comuns são os traumas ocasionados por acidente, principalmente os de trânsito (com 25%), os transtornos mentais (8 a 10%) e o atendimento a gestantes (de 5 a 10%).
Desde o início da atual gestão, o número de bases avançadas do SAMU mais do que dobrou com a construção de sete novas unidades em San Martin, São Cristóvão, Valéria, no Hospital Municipal em Cajazeiras, no aeroporto, na Avenida Dendezeiros e,a gora, na Arena Aquática. Com isso, o tempo médio de resposta hoje para uma ocorrência de urgência é entre 10 e 15 minutos, a depender da situação do trânsito e da demanda.
Além da inauguração da 13ª base do SAMU na Arena Aquática, 22 novas ambulâncias do serviço foram entregues pela Prefeitura, também ontem (05). Com isso, a frota do SAMU foi 100% renovada, já que outras 19 havia sido entregues durante o Carnaval.
As ambulâncias do SAMU atendem por meio da classificação de risco, realizada pelos atendentes da central no momento da ligação. Por meio da classificação, as demandas de maior urgência são priorizadas. O serviço gratuito funciona durante 24h e os chamados podem ser feitos a partir do telefone 192.