Postos SAC prestam atendimento em Libras para deficientes auditivos
Os 17 postos da Rede SAC de Salvador e região metropolitana possuem atendimento especializado em Libras, voltado a pessoas com deficiência auditiva ou com distúrbio da fala. As unidades do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) da capital e RMS atenderam a 1.311 deficientes auditivos nos últimos 12 meses. “A Rede SAC presta um atendimento inclusivo e humanizado, levando cidadania e acessibilidade a pessoas com deficiência auditiva”, explicou o superintendente de Atendimento ao Cidadão, Flávio Barbosa.
Para realizar o atendimento especializado, a Rede SAC capacitou 102 servidores em cursos para aprender a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras). Em parceria com instituições que atuam no auxílio a deficientes auditivos, o SAC ministrou capacitações em níveis básicos e intermediários para funcionários dos 17 Postos de salvador e região. O SAC Barra lidera o ranking com 674 atendimentos, seguido pela unidade do Comércio, que registrou 182, e Bela Vista, com 180.
A servidora Vaneza Sena, 37, que trabalha no SAC Shopping da Bahia, foi uma das funcionárias que aprenderam a linguagem dos sinais em cursos oferecidos pela Rede. Ela contou que optou por fazer o curso de Libras em função de conviver com uma pessoa com deficiência auditiva. “Quando ofereceram o treinamento eu me interessei porque tenho um cunhado com deficiência auditiva. É muito gratificante poder ajudar uma pessoa a se comunicar e ter acesso aos serviços do SAC”, disse.
As pessoas com deficiência são prioridade no atendimento presencial na Rede SAC. Assim que chegam em uma das unidades são atendidos por servidores que dominam a linguagem de Libras. Desde o primeiro contato na recepção e durante todo o atendimento, a pessoa com deficiência é acompanhada por um intérprete. De acordo com o decreto 5.626, de 2005, que regulamenta a lei federal 10.436, sancionada em abril de 2002, a efetiva implantação e o controle do uso e difusão de Libras e de sua tradução e interpretação, cabem ao Distrito Federal, aos Estados e aos Municípios, no âmbito de suas competências.