Restaurante Popular Cuidar volta a realizar cadastros para benefícios sociais
Conhecido por oferecer refeições a baixo custo para a população carente, o Restaurante Popular Cuidar, em São Tomé de Paripe, retomou esta semana o serviço de cadastramento para benefícios sociais disponibilizados por meio do Cadastro Único (CadÚnico). A ação é realizada em duas segundas-feiras por mês, com 60 atendimentos por dia e fichas distribuídas entre 8h e 9h. As próximas ações neste semestre estão previstas para acontecer no próximo dia 22; nos dias 13 e 27 de maio; e no dia 10 de junho.
Dentre os benefícios disponibilizados pelo CadÚnico estão o Bolsa Família, Minha Casa, Minha Vida, Tarifa Social de Energia Elétrica, Pronatec, Carteira de Passe Livre InterEstadual para idosos, atualização cadastral, orientações sobre programas sociais e encaminhamentos aos serviços socioassistenciais. As ações são voltadas para famílias e indivíduos em situação de pobreza e extrema pobreza, de modo que consigam superar as condições de vulnerabilidade social e de risco.
De acordo com o coordenador de Segurança Alimentar e Nutricional (Cosan), Gabriel Falcetta, a retomada do serviço no Restaurante Popular Cuidar é de extrema importância para a transformação da realidade da população. “Buscamos sempre garantir a essas famílias o direito à alimentação, o acesso à educação, saúde. Disponibilizar esse serviço é muito gratificante”, comemora.
Refeição – O Restaurante Popular Cuidar é administrado pela Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), por meio da Cosan. De segunda a sexta-feira, o equipamento atende um total de 300 pessoas diariamente com a oferta de refeição completa na hora do almoço, ao custo de R$1. Crianças de até 10 anos não pagam. O funcionamento para refeições é de segunda a sexta-feira, das 11h30 às 13h30.
SECOM