Uber investe para acabar com malandragem no cancelamento de corridas
A Uber vem aprimorando seus serviços para driblar os motoristas “espertos”, aqueles que jogam a seu favor com as taxas de cancelamento. Um dos problemas que ocorrem, em sua minoria, de acordo com a declaração que o porta voz da Uber Austrália deu ao Mashable, são motoristas que forçam os passageiros a cancelarem as corridas, assim, eles se beneficiam das taxas.
Uma táticas comum utilizada por eles é parar longe do local de embarque, fazendo com que o usuário se desloque até eles e se isso passar de 5 minutos, eles cancelam, ou seja, meio de “lucrar” sem oferecer o serviço de transporte efetivamente.
Quando os passageiros estão inacessíveis dentro de uma propriedade fechada ou quando o local de embarque é ilegal podendo resultar em multas, por exemplo, pode ser razão para os pilotos cancelarem, recebendo a taxa compensando o tempo que investiram para se deslocar até o local de partida do usuário.
Em quais situações os pilotos recebem pelas taxas de cancelamento?
- se você cancelar a corrida 5 minutos após o motorista ter aceitado;
- se o motorista cancelar a viagem mais de 5 minutos após ter chegado ao local de partida.
Já se estivermos falando do Uber Juntos, o cancelamento é um pouco diferente:
- se você cancelar após 5 minutos da solicitação;
- se você cancelar 2 ou mais vezes seguidas uma viagem, mesmo que tenha sido feito após 5 minutos da solicitação;
- se o motorista cancelar depois de esperar 2 minutos no local de partida.
A empresa vem orientando seus parceiros sobre zonas de captação segura, com o intuito de reduzir esta prática, buscando uma solução inteligente. Eles também necessitam da ajuda dos usuários, uma vez que há uma seção de “Ajuda” no aplicativo onde eles podem relatar problemas com taxas de cancelamento e assim acompanhar os motoristas que vêm cancelando regularmente as corridas.
O porta voz da Uber relatou que a empresa está trabalhando em uma solução de tecnologia avançada para examinar mais os cancelamentos que serão lançados em abril. Infelizmente, não deram detalhes sobre essa tecnologia, então vamos ficar de olho nas mudanças que vêm por aí!