Política

Câmara instala comissões permanentes

A Câmara Municipal de Salvador instalou nesta terça-feira (5), no Paço, 13 comissões permanentes da Casa para os próximos dois anos. Os vereadores que integram os respectivos colegiados permanentes elegeram em seguida os presidentes e vice-presidentes.

Pela manhã, os vereadores da Comissão de Constituição e Justiça e Redação Final escolheram o vereador Alexandre Aleluia (DEM) para presidir o colegiado, ficando com a vice-presidência o vereador Luiz Carlos Suíca (PT).

“Tenho prezado pelo bom funcionamento dos colegiados, de forma serena e tranquila e respeitando as minorias partidárias. Vamos colocar em bom funcionamento a comissão que é a mais importante da Câmara e que dá todo o movimento legislativo que a Casa vota em plenário”, afirmou o vereador Aleluia.

A Comissão de Orçamento e Fiscalização ficou sob a responsabilidade do vereador Joceval Rodrigues (PPS). O vereador Sidninho (Pode) foi escolhido vice-presidente. Já a Comissão de Transporte, Trânsito e Serviços Municipais será conduzida pelo vereador Hélio Ferreira (PCdoB), ficando com a vice-presidência Toinho Carolino (Pode).

“Teremos muito trabalho pela frente, pois a mobilidade está carente em Salvador e precisa de discussão, de muito debate. A perspectiva é de muita dedicação, de sucesso, e quem ganha é a cidade. Faremos várias audiências públicas, ouviremos as comunidades e pedirei o apoio dos membros para colocar a mobilidade como inserção social”, previu Hélio Ferreira.

O vereador Duda Sanches (DEM) foi escolhido para presidir a Comissão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente. O vereador Sabá (PV) ficou com a vice-presidência. “Salvador cresceu muito nos últimos seis anos da gestão do prefeito ACM Neto, mesmo período que tenho nesta Casa. Com a chegada do BRT e do Trem do Subúrbio, com tantos projetos que envolvem o Plano de Desenvolvimento Urbano e com a nova forma de pensar a mobilidade, serão dois anos de muito trabalho, de muita dedicação”, projetou Duda Sanches.

Reparação

Já os integrantes da Comissão da Reparação elegeram como presidente o vereador Moisés Rocha (PT) e como vice-presidente a vereadora Ireuda Silva (PRB). Conforme o vereador Moisés, o colegiado terá “muitos desafios pela frente”.

As vereadoras Ireuda Silva e Cátia Rodrigues (PHS) foram eleitas, respectivamente, presidente e vice-presidente da Comissão dos Direitos da Mulher. Já a Comissão de Assistência Social e de Direitos das Pessoas com Deficiência elegeu Cezar Leite (PSDB) para presidir o colegiado, ficando Beca (PPS) na vice-presidência.

“Com a eleição de Bolsonaro, a Michele Bolsonaro mostrou muita vontade de trabalhar nessa área. Isso vai ampliar bastante, no Brasil, não só as demandas, mas todas as ações voltadas para a assistência social e, principalmente, para a pessoa com deficiência. Nós faremos audiências e envolveremos o governo federal nos trabalhos aqui em Salvador”, afirmou Cezar Leite.

Os integrantes da Comissão dos Direitos do Cidadão e Defesa do Consumidor escolheram para presidir o colegiado a vereadora Marcelle Moraes (sem partido) e como vice-presidente o vereador Téo Senna (PHS). O vereador Toinho Carolino foi eleito presidente da Comissão de Educação, Esporte e Lazer e Isnard Araújo (PHS) vice-presidente.

“A educação é a principal bandeira do Podemos. Temos que conversar com as comunidades escolares, com os pais, os alunos e os mestres para que possamos aproximar ainda mais o município da educação participativa, não uma educação imposta pelo Executivo”, disse Toinho Carolino.

Já os vereadores da Comissão de Desenvolvimento Econômico e Turismo e Relações Internacionais escolheram como presidente e vice, respectivamente, Ricardo Almeida (PSC) e Marcelle Moraes. “Agradeço aos colegas pela recondução como presidente. Manteremos a mesma seriedade e o mesmo compasso de produtividade para que os próximos anos sejam produtivos, como foram os dois primeiros anos”, afirmou Ricardo Almeida.

Os membros da Comissão de Saúde, Planejamento Familiar e Previdência Social elegeram Maurício Trindade (DEM), presidente, e Cezar Leite, vice-presidente. Os integrantes da Comissão de Cultura escolheram como presidente e vice-presidente, respectivamente, os vereadores Sílvio Humberto (PSB) e Luiz Carlos Suíca.

Participação Legislativa

À tarde, foi instalada a Comissão de Participação Legislativa terá o vereador Edvaldo Brito (PSD) na presidência. O vereador José Trindade (Pode) será o vice-presidente.

Segundo Brito, o novo colegiado visa ligar a Câmara Municipal ao povo. “Seremos um time em que todos correm para o gol. Faremos a ligação da Casa com a população, recebendo sugestões de projetos e fazendo o devido encaminhamento de tramitação”, disse Edvaldo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *