Cerimônia de Assunção da Mesa Diretora da Câmara 2019-2020
Novo presidente prometeu focar a gestão na excelência dos trabalhos
Ao assumir, oficialmente, a Presidência da Câmara Municipal de Salvador para o biênio 2019-2020, o vereador Geraldo Júnior (SD) revelou estar tomado pela emoção. Na Solenidade de Assunção de Cargos da Mesa Diretora, na tarde desta quarta-feira (2), no Plenário Cosme de Farias, o novo gestor do Poder Legislativo agradeceu aos demais vereadores pela confiança e adiantou que a transparência e a independência pautarão os trabalhos da Casa nos próximos dois anos. O prefeito ACM Neto compareceu ao início do evento para cumprimentar o presidente.
Além de fazer referência aos vereadores “aliados de primeiro momento” na construção da candidatura à Presidência, Geraldo Júnior fez questão de demonstrar gratidão ao suporte dado pelos familiares em todo o processo. “Estava tentando traduzir todo o sentimento e a responsabilidade que recaem sobre mim, numa quarta-feira após o Réveillon, com tantas pessoas e autoridades presentes. Celebramos hoje não uma vitória de um partido, mas sim da união de todos em prol da minha candidatura. Vamos ser protagonistas das decisões dessa cidade. Vamos, juntos, caminhar por uma cidade cada vez melhor para todos”, prometeu.
Ainda de acordo com o novo presidente, a determinação pela eficiência cada vez maior dos trabalhos legislativos será uma meta incessantemente perseguida. “Serei um gestor focado na excelência dos resultados. Enquanto secretário municipal (do Trabalho, Esporte e Lazer), mostrei que tinha capacidade para assumir o papel que estou assumindo hoje”, completou.
Avanços
Após o discurso, o ex-presidente Leo Prates convidou o gestor do biênio 2019-2020 para assumir a direção dos trabalhos. Prates relembrou os avanços alcançados pelo Legislativo nos últimos dois anos e revelou otimismo em relação ao trabalho de Geraldo Júnior à frente da Câmara Municipal de Salvador. “Realização do concurso público, viabilização da Rádio Câmara, fortalecimento da TV Câmara, e lançamento do novo portal. Hoje, nosso Legislativo tem a melhor estrutura de comunicação em todo o país. São ferramentas fundamentais para a participação popular nesta Casa. Tenho a certeza que Geraldo Júnior dará continuidade. Todos vão sair ganhando com o sucesso dessa gestão, inclusive a cidade do Salvador”, frisou.
Fizeram parte da mesa da solenidade, além do presidente Geraldo Júnior e do ex-presidente Leo Prates: o vice-governador João Leão, representando o governador Rui Costa; o vice-prefeito Bruno Reis, representando o prefeito ACM Neto; a senadora Lídice da Mata; o secretário estadual de Segurança Pública, Maurício Barbosa; o deputado estadual Luciano Simões Filho, representando o presidente da Assembleia Legislativa, Angelo Coronel; o desembargador Mário Albiani; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Bahia, Fabrício Castro; o secretário municipal de Cultura e Turismo, Cláudio Tinoco; e o presidente do Esporte Clube Bahia, Guilherme Bellintani.
Vereadores esperam manutenção da transparência e independência da Câmara
Presidida pelo vereador Geraldo Júnior (SD), a nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Salvador assumiu na tarde desta quarta-feira (2), no Plenário Cosme de Farias. Será de competência da Mesa Executiva a direção dos trabalhos da Casa Legislativa no biênio 2019-2020.
A nova formação, eleita no último dia 31 de outubro, é composta pelos vereadores Kiki Bipo (PTB), 1º vice-presidente; Isnard Araújo (PHS), 2º vice-presidente; Joceval Rodrigues (PPS), 3º vice-presidente; Carlos Muniz (Podemos), 1º secretário; Orlando Palhinha (DEM), 2º secretário; Téo Senna (PHS), 3º secretário; Ana Rita Tavares (PMB), 4ª secretária; Duda Sanches (DEM), corregedor; Aladilce Souza (PCdoB), ouvidora-geral; e Daniel Rios (MDB), ouvidor-substituto.
Cabe aos integrantes da Mesa a deliberação sobre todos os assuntos da Casa sujeitos a exame. A competência da Mesa prevê ainda o aval para publicação dos respectivos atos e decisões do Legislativo, à exceção dos assuntos de competência do Plenário, das comissões permanentes ou Colégio de Líderes.
Durante a cerimônia de assunção, os vereadores que integram a Mesa falaram sobre as expectativas para o biênio.
Depoimentos
Aladilce Souza (PCdoB)
“Estou entrando para o meu 15º ano de vida pública aqui na Câmara Municipal. Tenho expectativa de que com a nova Mesa Diretora desta Casa, do Poder Legislativo, que representa o povo dessa cidade, continue avançando no fortalecimento de sua autonomia, independência e principalmente a democracia. Na Ouvidoria, temos como dever abrir cada vez mais a Casa para ouvir uma cidade com quase 3 milhões de pessoas. Infelizmente, a maioria está carente e precisa muito do auxílio dos poderes públicos”.
Isnard Araújo (PHS)
“As expectativas para o próximo biênio e para a nova Mesa Diretora são as melhores possíveis. Esperamos que a Câmara possa contribuir enormemente com os próximos projetos do governo de Salvador, além de elevar nossos debates, de forma que só o melhor seja votado para a nossa cidade. Temos o positivo desafio de superar a gestão do presidente anterior, o vereador Leo Prates”.
Carlos Muniz (Podemos)
“Elegemos essa nova Mesa Diretora com a clara intenção de promover a independência desta Casa. Na minha opinião, a Câmara tem como ser cada vez mais transparente. Eu espero que possamos fazer uma política limpa, íntegra e voltada para o povo de Salvador”.
Orlando Palhinha (DEM)
“Espero que 2019 seja um ano de muito crescimento, que o nosso mandato seja de mais realizações, e que ao lado do prefeito venhamos a executar mais obras que a população espera e precisa. Estou como 2º secretário da Mesa e vou continuar usando a minha experiência de microempresário, administrador de empresas e bacharel em Direito para aumentar ainda mais a transparência da Câmara de Salvador”.
Téo Senna (PHS)
“Vejo que o presidente Geraldo Júnior tem o dever de continuar o trabalho realizado por Leo Prates. Um legado de comunicação com a vinda da rádio e de todos os mecanismos que atraem o povo a participar de todos os processos da Câmara Municipal. Também estou feliz, pois, depois de 16 anos como vereador, pela primeira vez, eu estou fazendo parte da Mesa Diretora”.