Ambulantes ganham novo fardamento e serão avaliados via aplicativo
Neste Verão, os ambulantes que atuam no Centro Histórico de Salvador vão trabalhar com novo fardamento, atuar com mais conhecimento de vendas junto aos clientes e até mesmo receber avaliação da população. O conjunto de ações em prol do ordenamento do comércio informal da cidade foi apresentado hoje (27) pelo prefeito ACM Neto, em cerimônia ocorrida na área externa do Palácio Thomé de Souza e que contou com as presenças do secretário municipal de Ordem Pública (Semop), Marcus Passos, e do superintendente do Sebrae-BA, Jorge Khoury, demais autoridades e ambulantes.
ACM Neto salientou que a iniciativa da Prefeitura tem como intuito contribuir para melhorar ainda mais o trabalho formal de Salvador, através do credenciamento e uniformização de profissionais que atuam no comércio informal como baleiros, ambulantes e baianas de acarajé. “Sabemos o quanto é importante a atividade deles para a nossa capital, mas é fundamental que haja sempre essa preocupação do acompanhamento. Isso faz toda diferença, principalmente para o turista de nossa cidade, garantindo que vão ter boa abordagem, harmônica e educada, nessa parceria com todos do trabalho informal para que todos saiam ganhando”, afirmou ACM Neto.
Na ocasião, foi entregue o certificado de conclusão da capacitação promovida em parceria com o Sebrae-BA e realizada entre os meses de outubro e dezembro. Após ação de recadastramento dos profissionais, cerca de 400 ambulantes participaram das palestras ministradas por um consultor do Sebrae. As aulas envolveram temas como o cuidado com a imagem pessoal e em como gerir bem o seu próprio negócio, tendo em vista uma melhoria na recepção e na qualidade do atendimento prestado a baianos e turistas.
Além disso, os ambulantes receberam o fardamento contendo crachá, colete e cartilha com as principais orientações para atuar no comércio informal. O colete, inclusive, facilita a identificação dos ambulantes, já que possui número de identificação vinculado à licença.
Avaliação – Outra novidade foi o lançamento do aplicativo Ambulante Salvador, ferramenta tecnológica desenvolvida pela Companhia de Governança Eletrônica (Cogel) em parceria com a Semop. O objetivo é facilitar a identificação de ambulantes licenciados que atuam nessa área, oferecendo ao turista a possibilidade de avaliar a qualidade do atendimento prestado por estes profissionais. Esta ação faz parte da terceira e última etapa do projeto de capacitação e reordenamento dos ambulantes que atuam especificamente nessa área turística.
SECOM