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Esquadrilha da Fumaça faz show aéreo desde 1952

Uma das principais atrações na comemoração do Dia da Independência do Brasil, a Esquadrilha da Fumaça leva há 66 anos atrações ao céu e ao solo da capital do País a partir das 9h desta sexta-feira (7).

Nos céus, serão vistas aeronaves que atuam nas tarefas de defesa do espaço aéreo brasileiro e de integração nacional. O público vai poder conferir a passagem do KC-130 Hércules, aeronave de transporte; do caça F-5M, usado para defesa aérea do País; do caça leve A-29 Super Tucano; e aeronaves VH-35 e VH-36, do Grupo de Transporte Especial.

Já em solo, haverá desfile do grupo composto pela Banda de Música da Ala 1 da FAB e por mais seis grupamentos, como o Grupamento Feminino. A Força Aérea Brasileira também montará uma exposição estática, que estará aberta ao público durante todo o fim de semana, no gramado da Esplanada dos Ministérios.

Manobras

Graças à iniciativa de jovens instrutores de voo da antiga Escola de Aeronáutica do Rio de Janeiro, em 1952, o grupo faz hoje verdadeiros shows aéreos pelo Brasil e pelo mundo. Nestes 66 anos de história, o grupo ultrapassou a marca de 3,6 mil demonstrações realizadas.

De acordo com a FAB, o primeiro modelo da aeronave usada foi o NA T-6. No começo, haviam apenas dois, que executavam manobras de precisão como loopings e tounneaux. A primeira escrita feita pela Esquadrilha foi a sigla “FAB”, nos céus da praia de Copacabana.

Por 30 anos, o grupo operou com a aeronave T-27 Tucano, projetada e fabricada pela Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer). Em média, o grupo realizou 100 demonstrações por ano. Em 2006, a Fumaça alcançou o recorde mundial na especialidade em formação de dorso, especialidade da equipe fumaceira, voando com 12 aeronaves.

Evolução 

14 de maio de 1952

Primeira demonstração oficial do grupo com aeronaves NA T-6.

1953

Com o acréscimo de tanque de óleo exclusivo para a produção de fumaça pelas aeronaves, cadetes são batizados de “Esquadrilha da Fumaça”.

1955

Grupo passa a ter cinco aviões de uso exclusivo, com distintivo e pintura próprios.

1963

Foi transformada em “Unidade Oficial de Demonstrações Acrobáticas da Força Aérea Brasileira”, única no mundo a se apresentar com aviões convencionais, até 1969. Recebeu sete jatos Super Fouga Magister que, por suas limitações técnicas, operaram até 1972.

1976

Após 1.272 demonstrações, com o fim da utilização das aeronaves T-6, o grupo cessou as atividades temporariamente.

1980

Primeira demonstração com o T-25 Universal, que equipavam o Esquadrão de Instrução Aérea formado por cadetes da Academia da Força Aérea (AFA).

1982

Criado o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA).

1983

Adquiridos os EMB-312 Tucano da Embraer, aeronave utilizada até março de 2013.

2013

Esquadrilha da Fumaça iniciou o processo de implantação operacional e logística das aeronaves A-29 Super Tucano.

2015

Esquadrão retoma sua agenda de demonstrações ao realizar uma apresentação na Cerimônia Militar de Entrega de Espadins da Turma Jaguar na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP). Momento marca a retomada das demonstrações após a conclusão do programa de implantação do Super Tucano.

Fonte: Governo do Brasil, com informações da FAB.

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