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Gavetas de atracação do ferry boat serão reformadas

Uma das principais queixas de baianos e turistas que viajam para a ilha de Itaparica envolvem  problemas com a travessia, por meio do sistema ferry boat. No entanto, a reforma de duas das seis gavetas de atracação do equipamento promete amenizar parte do problema.

Com investimento de R$9 milhões, até o próximo mês, a obra da Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra), vai permitir que as gavetas se adaptem aos tipos de embarcações, fazendo com que os ferries encaixem em qualquer unidade e acelerem o processo de embarque e desembarque de passageiros.

Por questões estruturais, alguns ferries novos costumam demorar mais para atracar nas gavetas. A reforma será feita em uma gaveta do terminal de São Joaquim, em Salvador, e em outra no terminal de Bom Despacho, na Ilha de Itaparica.

A obra vai ser executada nas duas baias ao mesmo tempo. Contudo, das seis gavetas existentes, quatro estarão em funcionamento e a travessia continuará sendo realizada sem interrupções.

O consórcio Beng-Beop, composto pelas empresas Belov Engenharia Ltda e Belov Obras Portuárias Ltda  será responsável  pela execução do serviço, que deve durar  8 meses. “As intervenções vão tornar mais eficiente o sistema operacional e trará melhorias nas condições de acessibilidade e qualidade dos serviços ofertados”, disse a Seinfra, por meio de nota.

Fluxo

De acordo com a Internacional Travessias Salvador (ITS), administradora do sistema   ferry boat, em dias comuns, cerca de 15 mil pessoas e 2 mil veículos utilizam o serviço  diariamente.

Nos feriados prolongados e de maior movimento, como Natal, o sistema chega a transportar mais de 45 mil pessoas e 6 mil veículos por dia. Os terminais de Bom Despacho e São Joaquim possuem três gavetas de atracação cada.  Oito embarcações operam nos fins de semana e feriados, enquanto nos demais períodos quatro ferries transportam os passageiros.

Por Jordânia Freitas

(Tribuna)

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