Alimentos e vitaminas que ajudam a visão
Se a alimentação saudável é essencial para uma melhor qualidade de vida, o bom funcionamento ocular não foge a esta regra, já que a ingestão de vitaminas e minerais adequados são fundamentais para uma boa visão. “Trabalhos divulgados em todo o mundo demonstram que populações que se alimentam de peixe, pelo menos três vezes por semana, apresentam menor ocorrência de degeneração macular – grande responsável da cegueira em pacientes acima dos 55 anos”, ressalta o oftalmologista Renato Braz, médico referência em Retina / INOB e sócio HOBrasil, grupo formado pelo Inob/HOB/ HOG.
A vitamina A é o principal nutriente para os olhos e essencial para o processo visual retiniano. Está presente em vegetais de cor amarela e vermelha como a cenoura, tomate a abóbora e de alimentos de origem animal como gema de ovo e fígado. São importantes também para a visão, a vitamina B2 encontrada no leite, carnes e verduras, que fortalece o metabolismo energético e protege a bainha dos nervos; a vitamina C, contida nas frutas cítricas, com seu papel antioxidante que auxilia na proteção retiniana contra a degeneração macular; a vitamina E das amêndoas, castanhas e germe de trigo; e luteína e a zeaxantina, pigmentos maculares protetores, presentes no ovo e nos vegetais verdes escuros, como brócolis, couve e espinafre.
Além das vitaminas, outro aliado à visão são os ácidos graxos essenciais, destaque para o ômega 3 e ômega 6. Encontrados nos peixes de água fria como salmão, atum, sardinha e também no azeite de oliva extra virgem, os ácidos graxos são importantes para o funcionamento adequado das células nervosas, como as células da retina. Eles possuem ação protetora contra os efeitos degenerativos e reduzem os níveis de colesterol, que são importantes contra a degeneração macular. “Por isso, quem quiser preservar a visão deve ter uma dieta equilibrada, com a presença de frutas, vegetais verdes e amarelos de cor escura, azeite de oliva, óleo de linhaça e privilegiar a ingestão de peixes ao invés da carne vermelha”, orienta o doutor Renato Braz.
(Paulo Almeida)