Teste de HIV realizado no carnaval de Salvador detecta 8 casos
Cerca de 1290 testes rápidos para detecção de doenças sexualmente transmissíveis, foram realizados neste sábado (10), primeiro dia de atuação do projeto Fique Sabendo no Carnaval deste ano. Nos dois postos instalados pela Prefeitura – na Barra e na Carlos Gomes – houve 8 casos de HIV detectados, 44 de Sífilis, 2 de Hepatite B e 7 de Hepatite C.
Para os pacientes reagentes de Sífilis, o tratamento é iniciado no próprio local de atendimento. Já os usuários com sorologia positiva para outras DSTs são encaminhados para as unidades de referência, localizadas nos bairros da Liberdade e Dendezeiros, para tratamento gratuito integral com equipe multidisciplinar.
Além de colaborar com a interrupção da cadeia de transmissão de doenças, a Prefeitura incentiva a prática do sexo seguro, através da distribuição gratuita de preservativos em todos os circuitos da folia. Até o momento, mais de 1,2 milhão de camisinhas foram entregues aos foliões, tanto nas ruas quanto nos módulos de assistência à saúde.
Serviço – Os postos do Fique Sabendo funcionam até o dia 13 de fevereiro, das 9h às 21h, no Multicentro Carlos Gomes, e das 12h às 22h, na Rua Dias D’Ávila, próximo ao Farol da Barra.Em todo o Carnaval do ano passado, realizou-se quase 7 mil testes rápidos, com 42 diagnósticos positivos para HIV, 200 reagentes para sífilis e 23 para hepatites.
SECOM