NotíciasPolíticaSalvador

“Salvador avança com Projeto Subúrbio 360”, diz Leo Prates

“O Projeto Subúrbio 360 é mais um avanço na educação em tempo integral de nossa cidade e o Centro Especial de Reabilitação (CER), que faz parte do complexo, vai assegurar mais inclusão social”, afirmou o presidente da Câmara, vereador Leo Prates (DEM), na inauguração do espaço multiuso, na Rua da Paz, em Coutos, no Subúrbio Ferroviário. Além de Prates, vereadores governistas conferiram a abertura do equipamento pelo prefeito ACM Neto, na manhã desta sexta-feira (26).

Autor do Projeto de Indicação nº 760/13 que possibilitou a implantação do CER na capital baiana, Leo Prates afirmou que oequipamento que integra o Subúrbio 360 “é uma conquista de todos”.

O CER terá quatro salas. As atividades serão realizadas de segunda a sexta-feira, em horário administrativo, com capacidade para 200 pessoas com deficiência física e outras 200 com deficiência intelectual e autismo. A estrutura passará por uma ampla reforma para adaptá-la às necessidades do serviço e pacientes.

A equipe do CER, em conjunto com o usuário, familiares e acompanhantes, desenvolverá ações de reabilitação de maior ou menor intensidade e frequência, conforme a necessidade de cada caso. O atendimento pode ser individual, em grupo e em oficinas terapêuticas. Busca-se também a estimulação precoce de crianças com distúrbios do desenvolvimento neuropsicomotor, almejando intervir o mais cedo possível na aquisição e desenvolvimento das habilidades motoras, sensoriais, cognitivas e sociais.

Complexo multiuso

O Projeto Subúrbio 360 utilizará ferramentas tecnológicas, práticas esportivas, culturais e cursos profissionalizantes. Atenderá cerca de 1,5 mil pessoas por mês. Deste total, 550 serão matriculadas na Escola Laboratório (Escolab), a terceira inaugurada pela Prefeitura, e que fica dentro do complexo multiuso.

O Subúrbio 360 está sob a responsabilidade direta da Secretaria Municipal de Educação (Smed), mas outros órgãos municipais são parceiros, a exemplo das pastas de Trabalho, Esportes e Lazer (Semtel), de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) e de Cultura e Turismo (Secult), através da Fundação Gregório de Matos (FGM). Entram também como parceiros o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

Participaram da inauguração do equipamento os vereadores Felipe Lucas (MDB), Paulo Magalhães Júnior (PV), Orlando Palhinha (DEM), Sabá (PV), Rogéria Santos (PRB), Tiago Correia (PSDB), Marcelle Moraes (PV), Alexandre Aleluia (DEM), Atanázio Júlio (PSDB), Henrique Carballal (PV), Duda Sanches (DEM) e J. Carlos Filho (SD).

Câmara Municipal de Salvador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *