Google lança app que controla gasto de internet no celular
O Google lançou nesta quinta-feira (30) o Datally, um aplicativo que controla o gasto de internet móvel nos smartphone.
O novo programa possui atua em três frentes principais:
- Controla quanto cada app gasta com dados;
- Evita o consumo ‘oculto’ de internet; dados;
- Encontra redes de Wi-Fi próximas ao usuário.
Segundo Fábio Coelho, presidente do Google no país, o novo programa foi criado para solucionar algumas dificuldades enfrentadas por donos de smartphones em mercados emergentes, como Brasil, Indonésia e Índia.
Uma dessas pedras no sapato de quem tem celular é se virar para fazer com que planos de acesso à internet móvel durem até o fim do mês. “Nem sempre a internet do Brasil é a de São Paulo ou a de Belo Horizonte”, diz Coelho. “Por isso, a gente colocou nossos engenheiros para ajudar.”
O resultado desse esforço é o Datally, que funciona, na prática, como uma central da economia de dados. Por ora, o app foi lançado apenas para Android. O Google não informou se haverá uma versão para iOS, sistema operacional dos iPhones.
Alguns dos recursos presentes nele já podiam ser acessados em smartphones que rodam Android, mas o Google informa que preferiu reuni-los em um app separado para facilitar a vida de quem quer encontrá-los em um lugar só.
Internet móvel
Fabian Schlup, engenheiro de software do Google, conta que quem depende de dados móveis para se manter conectado esbarra em entraves como a dificuldade para controlar o consumo e o custo dos pacotes.
“Jovens usuários no Brasil usam planos pré-pagos e se preocupam com isso”, diz Fabian Schlup, engenheiro de software do Google. Essa tensão, diz ele, faz com que donos de smartphones busquem adotar estratégias para fazer a internet durar mais, tais como:
- caçar redes abertas de Wi-Fi;
- usar o celular no modo avião;
- comprar pacotes que permitam acesso gratuito a apps de bate-papo.
Até ser liberado, o Datally vinha sendo testado nas Filipinas, onde chegou a ser baixado mais de 500 mil vezes. Por lá, conseguiu reduzir, em média, 30% do consumo de dados móveis dos smartphones em que era instalado.
Veja abaixo o que o Datally faz:
‘Velocímetro de dados móveis’
Um dos carros-chefe do Datally é exibir a quantidade de dados consumidor por aplicativo durante o uso. Ao ativar essa opção, uma bolha é exibida sobre a tela do celular, que funciona como uma espécie de “velocímetro do consumo de dados”. Ela mostra o volume de bytes gastos pelo app enquanto o usuário navega por ele.
É possível ainda determinar um “limite de velocidade” para cada aplicativo. Ou seja, antes de começar a navegar, o usuário pode definir quantos Megabytes de seu pacote de dados vai permitir que aquele programa use.
Internet nos bastidores
Outra função do Datally é listar os aplicativos que mais gastam dados e gerenciar o volume de conexão dedicada a cada um deles. Nessa área, é possível impedir que apps consumam internet quando estiverem em segundo plano, ou seja, enquanto não estão sendo usados diretamente pelo usuário. É possível obter relatórios dos programas mais gastões, discriminando o período da análise (semana, mês ou dia).
Wi-Fi
Se nenhum desses recursos for capaz de dar maior sobrevida ao plano de dados móveis, o Datally ainda ajuda a manter o smartphone conectado. Isso porque ele indica onde é possível encontrar Wi-Fi próximas ao usuário e as condições de acesso a essas redes.
O app não só exibe uma lista de locais que fornecem esse tipo de conexão, mas também mostra como chegar até lá. Também informa se é uma rede aberta, se é necessário inserir senha ou se o acesso é garantido após outra forma de login. Os usuários podem ainda dar sua opinião sobre a qualidade da conexão dessas redes de Wi-Fi.(G1)