Reestruturação de linhas de ônibus terá continuidade neste sábado (21)
Neste sábado (21), a Prefeitura dará continuidade à primeira fase da reestruturação das linhas de ônibus da cidade, momento em que outros 16 bairros serão beneficiados com a mudança. Ao todo, 22 linhas passarão por alterações, quatro serão criadas e o Terminal Acesso Norte, que na última quinta-feira foi transformada em um equipamento de transbordo como da Lapa e Pirajá, passará a contar com ainda mais opções de atendimento para a população.
Com a reestruturação, a linha Sussuarana-Barroquinha, por exemplo, será alterado para Sussuarana/Novo Horizonte – Terminal Acesso Norte. Ao chegar ao terminal, o passageiro terá a opção de pegar a linha Acesso Norte – Barroquinha. Com isso, será beneficiado com uma redução de cerca de duas horas no tempo de espera pelo coletivo. Além disso, a partir do Acesso Norte, o passageiro terá vários outros destinos disponíveis através dos modais ônibus e metrô.
Além das alterações, serão criadas as linhas com origem nos bairros Vale do Matatu, Alto do Peru, Luis Anselmo e Capelinha, todas com destino ao Terminal Acesso Norte (confira as mudanças em anexo). “A maior queixa da população era em relação ao tempo de espera, ao longo itinerário de algumas linhas e o tempo de deslocamento em horário de pico. Com a reestruturação das linhas, nós aumentamos a oferta do transporte público para os bairros. O número mínimo de redução do tempo de viagem dessas novas linhas que começam a operar será de 50%”, afirma o titular da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), Fábio Mota.
As comunidades diretamente beneficiadas a partir desta data serão: Alto do Peru, Capelinha, Fazenda Grande do Retiro, Arenoso, Arraial do Retiro, Engomadeira, Mata Escura, Jardim Santo Inácio, Sussuarana, Nova Sussuarana, Novo Horizonte, Pau Miúdo, Vale do Matatu, Luiz Anselmo e Stiep.
A Semob está promovendo a distribuição de panfletos com informações sobre todas as linhas que passarão por mudanças e os respectivos roteiros. Varias reuniões foram realizadas com as comunidades envolvidas, sob a mediação das Prefeituras Bairro. A comunicação das mudanças também está sendo feita por meio de carros de som em diversos bairros bem como na grande mídia através de veiculações em rádio, televisão e redes sociais.
SECOM