Pescadores do Subúrbio Ferroviário recebem curso de habilitação naval
Pescadores da Feira de São Joaquim e dos bairros do Lobato, São João do Cabrito e Plataforma, em Salvador, terão a oportunidade de regularizar sua situação administrativa e navegar com mais segurança pela Baía de Todos os Santos. Eles participarão de um “curso de habilitação naval para pescadores” que a Bahia Pesca (empresa vinculada à Secretaria da Agricultura) realiza entre os dias 16 e 26 de outubro na Cooperativa de Pescadores Baía de Todos os Santos (rua Sá Oliveira, nº 20, São João do Cabrito).
Segurança no mar, navegação, primeiros socorros, combate a incêndio e trânsito marítimo são alguns dos tópicos abordados nas aulas. A capacitação, com carga horária de 80h, é ministrada pela Capitania dos Portos. Cerca de 35 pescadores da Cooperativa Baía de Todos os Santos e da Associação dos Feirantes de São Joaquim serão beneficiados.
Ao final do curso os pescadores aprovados receberão seus certificados de conclusão e a carteira de habilitação, documento que certifica o pescador como capacitado para a condução de embarcações pesqueiras. Os alunos receberão todo o material didático e a alimentação, sem custos.
Várias técnicas de ensino são utilizadas durante a capacitação, como exposição oral, dinâmicas de grupo e aulas práticas. Os módulos são divididos em marinharia (estrutura das embarcações, cabos e nós, primeiros socorros, procedimentos em emergência), sobrevivência, regras de manobra, noções de navegação e estabilidade, combate a incêndio, operações com motores e prevenção da poluição.
“Com os conhecimentos adquiridos durante as aulas, os pescadores poderão navegar com mais segurança e ter mais autonomia para realizar suas atividades”, afirma o presidente da Bahia Pesca, Dernival Oliveira Júnior. ASCOM BAHIA PESCA