Saúde

Doenças reumáticas são discutidas na Tribuna Popular

Mônica Martinelli, do Núcleo de Assistência ao Paciente Reumático, relatou as dificuldades dos enfermos

Mais atenção dos poderes públicos para as doenças reumáticas foi o apelo da representante do Núcleo de Assistência ao Paciente Reumático, Mônica Martinelli, durante a Tribuna Popular de segunda-feira (2), no Plenário Cosme de Farias. Para fundamentar o pedido, argumentou que são uma das enfermidades mais frequentes em todo o mundo.
“São doenças agressivas, que incapacitam, levam à cadeira de rodas. Nos três anos que participamos dessa luta contra as doenças reumáticas, percebemos as dificuldades dos pacientes, principalmente em relação ao acesso ao tratamento e à prevenção”, declarou Mônica Martinelli.
A representante do Núcleo de Assistência ao Paciente Reumático reivindicou, ainda, a criação de um Centro de Referência especializado em doenças reumáticas em Salvador.
Presidente da Comissão de Saúde, Planejamento Familiar e Previdência Social da Câmara, o vereador Duda Sanches (DEM) concordou sobre a dificuldade no tratamento das doenças reumáticas. “É uma das principais causas de afastamento de trabalhadoras e trabalhadores”, afirmou.
A vereadora Aladilce Souza (PCdoB), integrante do mesmo colegiado presidido por Duda Sanches, também defendeu a necessidade da criação de um Centro de Referência na capital baiana. “Pode concentrar pesquisas e prestar atendimento que dê um melhor suporte aos pacientes e familiares”, pontuou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *