Política

Câmara de Salvador é destaque em Encontro Baiano de Parlamentares

A Câmara Municipal de Salvador teve destacada participação no Encontro Baiano de Parlamentares, realizado na cidade de Serrinha desde terça-feira (6) e encerrado nesta quarta-feira (7). Um dos palestrantes foi o presidente da Casa, vereador Leo Prates (DEM), que destacou a importância do evento para a integração entre os vereadores baianos.
“É muito salutar este intercâmbio entre os mandatos dos vereadores do estado da Bahia”, afirmou. O presidente da CMS também explicou que diversos projetos de parlamentares do interior podem servir de exemplo para os vereadores da capital e vice-versa.
“Também é importante frisar esta troca de experiências entre os gestores das câmaras municipais, no intuito de melhorar os processos administrativos e legislativos”, afirmou Prates.
Integrante da comitiva de Salvador, o vereador Joceval Rodrigues (PPS) salientou que iniciativas desta natureza fortalecem o poder Legislativo nos municípios: “Este é o poder do povo, na medida em que é a primeira caixa de ressonância da população”. Joceval Rodrigues é ex-presidente da União de Vereadores da Bahia (UVB), entidade organizadora do evento.
Atual presidente da UVB, a vereadora Edylene Ferreira (PR), de Serrinha, pontuou que a entidade representa 4.494 vereadores. “Portanto, nosso trabalho é pela ampliação desta integração. Já temos 116 câmaras municipais filiadas. E nossa meta é filiar o Legislativo dos 417 municípios da Bahia”, ressaltou, comemorando a inscrição de 546 vereadores no evento.

Renovação

Segundo Edylene Ferreira, nas últimas eleições proporcionais ocorreu na Bahia uma renovação de cerca de 70% dos vereadores. “Neste contexto, nosso objetivo é orientar os parlamentares de primeiro mandato e informar sobre as diversas mudanças que ocorrem nas legislações referentes a temas comuns, a exemplo da contabilidade pública”, afirmou.
O vereador Kiki Bispo (PTB) destacou o importante trabalho da presidente Edylene Ferreira à frente da UPB: “Um exemplo disso é um evento como este, que unifica nossos interesses”. O parlamentar afirmou que “há temas onde é necessário ouvir os vereadores e em alguns casos isso não acontece, como pé o caso da reforma política”.
Também presente ao evento, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, deputado Ângelo Coronel (PSD), avaliou que “o Legislativo é a célula de qualquer administração pública. O Poder Executivo executa as políticas públicas a partir das leis que são produzidas pelo Legislativo”. Segundo ele, é necessário entender que “estamos vivendo um novo momento e é preciso levantar a voz da independência do Poder Legislativo”.
O evento foi prestigiado pelo secretário estadual de Relações Institucionais, Josias Gomes. Também integrou a comitiva de Salvador o vereador Felipe Lucas (PMDB).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *