TRE suspende serviços na sexta e muda agendamento para biometria
Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) terá o atendimento suspenso nesta sexta-feira (11), em toda o estado, por conta do Dia do Magistrado. Segundo o TRE, secretarias, cartórios eleitorais e postos avançados da Justiça Eleitoral encerrarão as atividades na quinta-feira (10), e só voltarão a funcionar na segunda-feira (14). Além disso, o dia de realização do agendamento para o recadastramento biométrico, em Salvador, feito, normalmente, às sextas-feiras, pela internet, também foi alterado.
Conforme o TRE, o agendamento para atendimento na sede do tribunal, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), foi transferido para a segunda (14). Já o agendamento para os demais postos, como Sac’s, por exemplo, ocorrerá na quinta-feira (10). Para atendimento nas prefeituras-bairro, o agendamento é feito no dia 20 de cada mês. O recadastramento é obrigatório na capital baiana e deve ser feito até 31 de janeiro de 2018
Para agendar, os interessados deverão acessar o site do TRE e seguir, por meio do menu principal, o caminho: Eleitor > Agendamento Biometria. O eleitor deverá informar o número do título de eleitor ou dados pessoais (nome completo, data de nascimento, nome do pai e da mãe). Além disso, é necessário informar número de telefone para contato. A partir daí, basta selecionar a cidade (Salvador) e escolher entre as datas e horários disponíveis para o serviço.
Após o agendamento ser realizado pelo site, o eleitor deverá comparecer ao posto escolhido, no horário indicado, portando documento de identidade oficial com foto, comprovante de endereço atualizado (emitido há no máximo três meses) e número do protocolo do agendamento.
De acordo com o TRE, antes de comparecer ao cartório, os eleitores devem consultar se possuem pendências com a Justiça Eleitoral e emitir boleto para pagamento prévio de multa (Guias de Recolhimento da União). O comprovante de pagamento deverá ser apresentado no momento do atendimento.
Além do recadastramento biométrico, o eleitor também pode agendar atendimento para os seguintes serviços: alistamento eleitoral (primeiro título de eleitor), transferência, segunda via, regularização/atualização dos dados cadastrais.
O eleitor que não puder comparecer na data e horário marcado deverá acessar a página do agendamento e efetuar o cancelamento do atendimento.(G1)