Obras de requalificação da ALBA entram na reta final
Com as obras de requalificação do plenário, portaria e serviço médico da Assembleia na reta final, o presidente Angelo Coronel inspecionou o trabalho que deverá ser concluído no dia 1º de agosto, quando encerra o recesso do meio de ano e as sessões plenárias serão retomadas. Acompanhado do chefe de gabinete Márcio Barreto, do superintendente de Recursos Humanos Francisco Raposo, do diretor de Tecnologia da Informação, Armando Velloso, e do filho, Diego Coronel, o presidente da ALBA conversou com engenheiros e operários cobrando providências e zelo nos detalhes.
Engenheiro por formação, o deputado Angelo Coronel ficou satisfeito com o cumprimento do cronograma, mas determinou que alguns passos sejam refeitos para o plenário ficar “impecável”. Depois da visita, ele se debruçou sobre detalhes no gabinete, especialmente com relação ao funcionamento do painel eletrônico que ganhará um “up grade” e será uma imensa tela de lead com resolução para a exibição de vídeos – e dos ipads que serão instalados nas bancadas dos parlamentares, permitindo aos deputados acesso à pauta e demais rotinas legislativas e administrativas da Casa, bem como a internet em suas mesas de trabalho. O presidente do Legislativo registrou que recursos orçamentários da própria Casa custearão a requalificação a partir de economias realizadas no primeiro semestre.
Com os trabalhos avançados, Márcio Barreto destacou o cumprimento rigoroso dos prazos, bem como a realização das obras com o menor transtorno possível para os funcionários que trabalham nas imediações do plenário. Francisco Raposo revelou que foi encontrada uma solução inteligente para levar as redes elétrica e lógica para o plenário, embutindo cabos e demais condutores do ponto de acesso ao Palácio Deputado Luís Eduardo sob piso do estacionamento. A reforma deixou o local irreconhecível, sem o tradicional carpete verde, o revestimento de cortiça nas paredes, “mas com o painel já recolocado e algumas das bancadas dos parlamentares recolocadas, a estranheza diminuiu, registrou o presidente Angelo Coronel, que também viu serem testados o painel, a iluminação e o novo sistema de som, pois o antigo era foco de queixas segu idas dos deputados, jornalistas, taquígrafos e dos técnicos da TV Assembleia que transmitem as sessões ao vivo.
As modificações no plenário “Deputado Orlando Spínola” serão as de maior impacto nessa fase inicial de requalificação do prédio sede da Assembleia, mas as comissões técnicas também serão modernizadas e duas outras salas para esses colegiados estarão prontas até o final do ano. No dia 1º de agosto também estará requalificada a portaria, cuja bancada de identificação de visitantes será reposicionada, assim como as catracas de acesso para dar mais fluidez ao trânsito de pessoas e o local ganhará equipamentos para detecção de metais – pois já foram identificados pessoas armadas transitando no local. No serviço médico serão instalados aparelhagem de ultrassom, fisioterapia e RPG para atender aos deputados e funcionários e novos espaços serão “ganh os” ainda esse ano com a transferência do corpo da guarda para uma área nas proximidades, onde funciona a oficina para reparo de carros oficiais.