Política

Major Denice Santiago foi homenageada com a Comenda Maria Quitéria

A major da Polícia Militar Denice Santiago Santos do Rosário foi homenageada nesta quinta-feira (06), no Plenário Cosme de Farias, com a Comenda Maria Quitéria. Autor da honraria, o vereador Luiz Carlos Suíca (PT) ressaltou que “a simbologia deste momento é fazer jus à biografia de uma mulher negra que faz a diferença numa corporação que já foi machista”.
Já Fabya Reis, secretária de Igualdade Racial do Estado da Bahia, afirmou que “nas parcerias institucionais aprendemos a reconhecer o trabalho da major Denice Santiago. Uma mulher guerreira que integrou a primeira turma de oficias mulheres da Polícia Militar do Estado da Bahia e propôs a criação do Núcleo de Gênero da PM/BA”.
Integrante da Ronda Maria da Penha, a soldado Patrícia Santos salientou que “a major Denice Santiago representa o empoderamento das mulheres. Ela foi a primeira mulher em função de comando na PM do Estado da Bahia”.
No seu discurso, a homenageada Denice Santiago frisou que “com a criação da Ronda Maria da Penha oferecemos mais proteção às mulheres vítimas da violência”.
Além de comandante da Ronda Maria da Penha, a major Denice Santiago foi uma das idealizadoras do Centro Maria Felipa.
Criado em 2005, o núcleo luta pela garantia dos direitos das mulheres no âmbito da corporação, respeitando as peculiaridades do gênero sem afetar a qualidade do serviço prestado pelas PMs baianas.
A Mesa também foi composta pelo coronel Anselmo Alves Brandão, comandante geral da Polícia Militar do Estado da Bahia, coronel Lázaro Monteiro, superintendente de Prevenção à Violência da Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia e Julieta Palmeira, secretaria Estadual de Políticas Para as Mulheres, dentre outros. O evento também contou com a presença de Olívia Santana, secretária estadual de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *