Angelo Coronel propõe homenagem a Eliana Kertész
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Angelo Coronel (PSD), solicitou que o nome do mais novo viaduto próximo ao Shopping Paralela, que integra as obras complementares do Metrô de Salvador, homenageasse a artista plástica Eliana Kertész, falecida em 26 de março de 2017. “Artífice, Maria Eliana Pires Mascarenhas Kertész deu grande contribuição ao Estado da Bahia e especificamente ao município de Salvador”, disse.
Como personalidade política, Eliana foi a vereadora mais votada na capital baiana no ano de 1982, pelo PMDB, obtendo 17,3% dos votos válidos. Em 1985 assumiu a Secretaria da Educação e Cultura de Salvador, na segunda gestão do então prefeito Mário Kertész (1986-1989). Nesta área deu grande visibilidade à cultura baiana através da valorização da identidade local e regional.
“Tendo em vista sua história de contribuição à vida pública do nosso Estado, indico que o viaduto seja denominado Viaduto Eliana Kertész. A estrutura, de cerca de 320m de extensão, teve um investimento de R$ 16,7 milhões e trará grandes benefícios à população”.