Completando 30 anos, GIFs finalmente chegam ao Facebook
Depois de muita resistência, parece que o Facebook finalmente está disposto a trazer um elemento básico da internet para sua principal plataforma: o GIF. O formato já era suportado há tempos por outros produtos da empresa, como o Facebook Messenger e o WhatsApp, mas finalmente chega de forma oficial à rede social – ainda que não em toda sua glória e potencial. Qual seria o motivo dessa decisão tomada pelo império de Mark Zuckerberg? O 30º aniversário do GIF, claro!
Se você, assim como eu, é um amante da extensão e de como ela contribuiu para a comunicação na web, as chances são que esse novo recurso vai cair no seu agrado. Isso porque um botão colocado na caixa de comentário agora permite vasculhar o repositório imenso do Giphy atrás de um GIF perfeito para responder a um amigo sem noção, a postagens vergonhosas feitas por parentes ou simplesmente para mostrar a sua malemolência no uso dessas pequenas imagens animadas.
Por padrão, a caixa que surge na tela quando o atalho é clicado faz uma série de sugestões baseadas em arquivos populares ou envios que estão em alta no momento, mas é só utilizar o campo de busca nesse box para se deliciar com o mar de opções disponíveis. O melhor de tudo, para os usuários brasileiros, é que a ferramenta já está disponível por estas bandas e dá suporte completo ao nosso idioma. Na prática, isso significa que a pesquisa pode ser feita com palavras em português e não apenas termos e expressões em inglês. Bacana, hein?
Infelizmente, a chegada do GIF ao Facebook não é completa. Isso porque, em primeiro lugar, a nova ferramenta aparentemente só pode ser usada em perfis pessoais, com o botão sumindo completamente de páginas corporativas e fanpages – o que torna mais difícil colocar aquele GIF nojento na página do seu político “preferido”. Além disso, como o recurso fica restrito à caixa de comentários, não é possível iniciar uma postagem com esse formato sem depender de soluções e sites de terceiros. Uma pena. Resta torcer para que isso mude no futuro e o suporte a esses arquivos fique ainda mais amplo.
A empresa quer tentar resolver uma das maiores tretas da internet
Um adendo interessante à essa iniciativa do Facebook é o fato de a empresa estar até entrando no meio da briga para tentar resolver uma das maiores tretas da internet: a pronúncia da palavra GIF. Enquanto para nós, brasileiros, é praticamente unânime o nome “guíf” (ou “guífe”), para os norte-americanos a palavra também pode ser dita como “djif” – a pronúncia que, para o criador do formato, é a mais correta. Para tentar chegar a um consenso, a rede social está fazendo uma votação – apenas nos EUA – e pretende soltar o resultado em breve. Quem você acha que vai vencer nessa disputa, hein?
- THE NEXT WEB(Tecmundo)