Você sabe o que é coworking?
Quando uma empresa está iniciando seus trabalhos, é comum enfrentar um nível de competitividade extremamente elevado. Assim, para ser bem-sucedido nesse contexto é preciso pensar em estratégias e uma que vem se destacando é a utilização de espaços de coworking (ou escritórios compartilhados) para atendimento dos clientes.
De acordo com o sócio da Goldbach Advogados, Mauro Goldbach, que utiliza esse modelo de escritório na Gowork, os benefícios são diversos, mas ele destaca a possibilidade de amizades e parcerias. “Em um escritório convencional nos vemos sozinhos, muitas vezes, tendo que fazer tudo, já no modelo de coworking temos a possibilidade de fazer amizades, estabelecer relações de negócios e, principalmente, trocar indicações”, diz.
Mas você sabequal a relação desses espaços com o sucesso dos negócios? Confira os principais pontos listados pela Gowork:
1) Rede de contatos
Um dos principais benefícios dos escritórios compartilhados é a rede de contatos. Pense bem: a criação e a manutenção de círculos sociais profissionais provoca interações que podem render ótimos frutos e em um espaço compartilhado se tem isso. Sendo algo construído diariamente, sendo orgânico: aquele em que as relações vão puxando outras, de modo que, em um dado momento, você não precise mais impor sua presença.
Por isso, indique colegas de escritórios, trabalhe junto com eles e se mantenha conectado a profissionais de confiança com profissionais de outros setores, é uma via de mão dupla baseada, sobretudo, na confiança. Sendo assim, qualquer indicação deve vir espontaneamente de ambos os lados.
2) Localização
Em sua maior parte, os escritórios compartilhados procuram se estabelecer perto dos principais endereços da cidade, onde se encontram os clientes e fornecedores. Isso facilita em muito o deslocamento e acompanhamento dos trabalhos.
3) Espaços para reuniões
Os bons escritórios compartilhados oferecem aos locatários amplas salas de reuniões, equipadas com itens de alta tecnologia, como SmartTVs e computadores. Imagine como isso faz a diferença na hora de fechar um negócio? Com esses dispositivos, você poderá fazer apresentações e expor cases e situações para os seus clientes. É importante, se planejar adequadamente para o melhor uso desses espaços durante as reuniões, desenvolvendo estratégias para impressionar o cliente desde o primeiro contato e demonstrando todo o profissionalismo.
4) Corte de gastos
Uma das principais vantagens dos empresários que compartilham o espaço é a redução dos custos. Além do aluguel, em uma única fatura já estará somado outros custos como as contas de luz, água, telefone fixo, internet, entre outros.
É comum visitar escritórios e observar que estes atuam em estruturas totalmente precárias, visivelmente por custo, o que causa uma impressão muito negativa. Assim, a redução de valores em um coworking vai além de deixar os valores bastante acessíveis de escritório, ele proporcionará custo reduzido de apresentação, pois, escolhendo bem, seu espaço terá uma estrutura dos grandes escritórios, até mesmo com recepção personalizada.
Fonte: iG