Notícias

Teatro do ICEIA uma história esquecida no tempo

Completamente abandonado pelo poder público um teatro localizado em Salvador que já fez parte de um dos mais importantes centro cultural da Bahia, este teatro faz parte do Ex-complexo Educacional do Estado onde o aluno ao ingressar no Jardim Infantil passava pela Escola Getúlio Vargas concluindo então entrava em uma das mais tradicionais escola da Bahia o Instituto Central de Educação Isaías Alves (ICEIA), muitos saindo de lá formados em magistério ou em educação física, muitos outros entraram na Escola Técnica Federal.
Dentro deste contesto estava o Teatro do ICEIA palco de muitas atrações culturais, formaturas e programas infantis, neste teatro era realizada a Hora da Criança, hoje na memória de todos aqueles que viveram o auge do ensino público, precisa-se restaurar esse que foi referência para todos nas décadas de 70 ao início de 90, por onde esta a nossa história esta a cada dia mais sendo ocultada, tornando o povo sem as suas melhores lembranças, pois já são mais de 10 anos neste estado de calamidade, assim como a educação na Bahia.

Veja um pouco do que era o Teatro do ICEIA.

Com espaço para 1.300 espectadores em cadeiras de madeira, distribuídas em platéia, camarotes, frisas e balcão, o tetar foi fundado em 1939 com o intuito de atender à comunidade acadêmica. Aberto ao público, tornou-se centro cultural, onde são promovidas palestras, seminários, espetáculos de dança, música e teatro. O Teatro ICEIA conta ainda com uma Sala de Exposição, atendendo à demanda de grupos artísticos e da comunidade, dois camarins, palco com coxia e sala de projeção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *