O Facebook, que já está na luta contra as notícias falsas, agora anunciou que vai atacar o problema da postagem de spam e propagandas que levam o usuário da rede social “para experiências em páginas de baixa qualidade”.

“Essa novidade vai ajudar a reduzir os incentivos econômicos de spammers motivados pelo dinheiro”, escreveu o Facebook em post no blog oficial. “Nós ouvimos que nossa comunidade fica desapontada quando clica em um link que leva para uma página com pouco conteúdo substancial, e que é coberta por propagandas chocantes e maliciosas”.

O Facebook comentou que vai utilizar inteligência artificial para determinar quais postagens de links estão levando os usuários para páginas de spam e de baixa qualidade. Quando uma postagem tiver essa determinação, ela vai aparecer para menos pessoas dentro da rede social.

“Essas mudanças vão aparecer gradualmente ao longo dos próximos meses. Páginas que não publicam uma experiência de baixa qualidade fora do Facebook poderão sentir um pequeno aumento no tráfego, enquanto páginas que publicam os conteúdos de baixa qualidade verão um declínio”, alertou o Facebook. “Essa atualização é um dos muitos sinais que usamos para ranquear o Feed de Notícias, então o impacto vai variar entre publicadores”.