Com apenas uma gota de sangue, essa máquina detecta o vírus da Zica
Em 2014, o Brasil passou por um surto de vírus da Zica, que é transmitido através da picada do mosquito Aedes aegypti. O vírus não ficou só por aqui e também atingiu boa parte das Américas e África. Agora, cerca de três anos depois, as primeiras soluções rápidas para o tratamento estão começando a surgir.
É o caso da BlueSense Diagnostics, uma empresa taiwanesa/dinamarquesa que criou uma máquina que detecta tanto a dengue quanto a zica com apenas uma gota de sangue. A máquina é uma caixa branca com um painel LCD e, para funcionar, basta uma pessoa colocar uma gota do próprio sangue em um cartucho de plástico. Essa amostra passa por uma pequena centrífuga durante nove minutos e o diagnóstico é apresentado.
De acordo com o Engadget, o vice-presidente executivo da Bluesense, Jessie Sun, comentou que a empresa já possui as validações legais para realizar testes de dengue e, atualmente, está trabalhando para conseguir a validação para testes de zica com a FDA (Food and Drug Administration).
O custo por paciente desta máquina é de US$ 20, um valor bem menor do que os testes realizados atualmente. Para mais informações, acesse o Engadget.
(FONTE(S)
- ENGADGET
Tecmundo)