Sem categoriaTecnologia

WhatsApp: entenda as diferentes formas de enviar sua localização geográfica

WhatsApp permite compartilhar a localização com os contatos. O recurso serve para avisar aos amigos onde você está de maneira rápida, mas nem sempre é usado com essa finalidade. No app, é possível enviar uma localização sem estar de fato no lugar indicado no mapa. Com isso, algumas pessoas podem fingir que estão em um determinado local, mas na realidade estão somente nas proximidades.

O aplicativo mostra quando o usuário envia uma localização “forçada”. Por meio de uma dica simples, você pode identificar quando alguém está realmente no lugar compartilhado. Nós explicamos as diferenças entre as duas formas de envio de localização geográfica no mensageiro. Os screenshots foram feitos em celular Android, mas o funcionamento é o mesmo no iPhone (iOS).

Função “Envie Sua Localização”

A forma mais precisa de enviar a localização é por meio da função “Envie Sua Localização”, que manda o check-in em tempo real. O WhatsApp usa as coordenadas do GPS do telefone para exibir a miniatura de um mapa, com informações vindas do Google.

Localização verdadeira enviada no WhatsApp (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Localização verdadeira enviada no WhatsApp (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Repare que não há nada na mensagem, a não ser o mapa em si. Não é possível enganar ou manipular a informação que o mensageiro envia desta forma.

Função “Digite um endereço”

A tela de compartilhamento de localização do WhatsApp também tem um campo com os dizeres “Digite um endereço”. Ao escrever o nome de algum estabelecimento ali, o mensageiro vai mostrar o endereço dele junto com a miniatura de mapa.

O WhatsApp usa as informações do Facebook para determinar quais são as lojas, shoppings e outros pontos de interesse perto do remetente. No entanto, por meio desta função é possível burlar o reconhecimento de GPS do aplicativo. Em testes feitos pelo TechTudo, foi possível colocar um local a quase 10 quilômetros de distância de onde o smartphone estava.

Localização falsa enviada no WhatsApp (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Localização falsa enviada no WhatsApp (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Em tese, portanto, é possível enganar os amigos e enviar uma localização diferente da que o remetente está.

Agora você já sabe que é possível detectar se um contato enviou uma localização no WhatsApp sem estar de fato no lugar indicado no mapa.

(Thechtudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *