ItaparicaNotícias

Itaparica: Prefeitura e Marinha visam mais segurança e cultura

A busca de parcerias em prol da segurança marítima do mar de Itaparica e a cooperação para a implantação de um museu histórico no Forte de São Lourenço foram temas da reunião entre a prefeita do município, Marlylda Barbuda, e o comandante do Segundo Distrito Naval (2° DN) Vice-almirante Almir Garnier dos Santos. Cordialmente bem recebida, a prefeita agradeceu a receptividade de todo o corpo do 2° Distrito.
No encontro, o 2° DN se colocou à disposição para cooperações técnicas entre a entidade e a prefeitura em prol de uma fiscalização mais intensiva na extensão marítima da cidade e estreitou relações de diálogo entre a gestão, o Nucleo Especial de Policia Marítima da Policia Federal e a Secretaria de Segurança Pública.
ASSIM COMO FAROL DA BARRA, FORTE DE ITAPARICA TERÁ MUSEU
Parte da pauta do encontro, a possibilidade da implantação de um museu no Forte de São Lourenço foi recebida positivamente pelo comando do 2° Distrito Naval. De acordo com o Vice-almirante, assim como acontece no forte do Farol da Barra, em Salvador, a marinha, em parceria com a prefeitura, tem interesse em implantar no Forte um museu histórico. O comandante destacou que já existe um acordo de cooperação entre as entidades para a abertura de visitação do Forte para escolas do municipio.
Também presente na reunião, o assessor parlamentar do deputado Federal Bebeto Galvão, Alisson Gonçalves, destacou que tanto o deputado quanto a senadora Lídice da Mata estão à disposição para tratar de emendas que auxiliem na cooperação técnica entre as entidades. Alisson destacou também a disponibilidade de dialogo com a Secretaria de Ciências, Tecnologia e Informação do Estado da Bahia (SECTI), no sentido da modernização ao acesso do acervo histórico.
O comandante do 2° DN destacou a importância do município de Itaparica para a Marinha brasileira, que comporta em seu territorio a única estação de desmagnetização de navios da América Latina e também de uma torre de comunicação da entidade.
Estiveram presentes na reunião o Comandante da Base Naval de Aratu, Capitão de Mar e Guerra Castro Loureiro; o Capitão dos Portos da Bahia, Capitão de Mar e Guerra Silva Reis; o o Chefe do Estado-Maior, Capitão de Mar e Guerra Borges; o Assessor de Comunicação e Relações Institucionais do 2° Distrito Naval, Capitão de Fragata Flavio; o Encarregado do Forte de Itaparica, Capitão de Corveta Jesus; e o assessor de ordens do Vice-almirante, Primeiro Tenente Néviton.
Ascom – PMI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *