Sebrae lança app com análise de mercado para o 1º negócio
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas na Bahia (Sebrae) lançou, nesta quinta-feira (9), o aplicativo gratuito Radar, que traz a análise de mercado para quem quer abrir o próprio negócio. A ferramenta, confome o Sebrae, é inédita na Bahia e no país. O evento foi realizado na Casa do Comércio, em Salvador.
“É uma ferramenta genuinamente baiana e que pode ajudar as micro e pequenas empresas. Essa é só uma primeira versão. A gente quer ganhar densidade”, explica Franklin Santos, diretor de atendimento do Sebrae.
No aplicativo, o empreendedor tem acesso a informações variadas para abrir o próprio negócio. Nesta quinta, a ferramenta foi disponibilizada para os usuários dos sistemas Android e no site do app (www.radarsebrae.com.br). O aplicativo foi desenvolvido também para IOS, mas só será liberado segunda-feira (13).
A Bahia possui 676.453 pequenas e médias empresas, além de 396.369 microempresas, conforme o Sebrae.
O Radar, segundo o Sebrae foi criado para atender, principalmente, dois perfis de empreendedores: os que têm uma ideia de negócio, mas estão em dúvida sobre o local e os que têm o local, mas ainda não sabem em que investir.
De acordo com o interesse do empreendedor e o perfil de negócio que deseja investir, no app ele pode ver informações sobre locais com mais potencial para implantação do negócio, considerando dados como perfil de clientes, concorrência, entre outros.
Para ter acesso a essas informações no app, o usuário precisa fazer um cadastro rápido no aplicativo para ter acesso às análises. Os dados colhidos pelo usuário ficam registrados no perfil dele no app. Mesmo após análise via aplicativo, o empreendedor ainda pode agendar um atendimento virtual com um consultor do Sebrae.
O diretor do Sebrae Bahia, Adhvan Furtado, também falou sobre a nova ferramenta. “É uma ajuda para que o empresário tenha nosso auxílio, que tenha informação suficiente para que ele abra um negócio ou descarte, caso não seja a melhor solução. Queremos que o empresário tenha mais informações antes de investir em um negócio”, disse.
Detalhes do app
O Radar tem uma base de dados de 14 cidades baianas, incluindo Salvador. O empreendedor pode selecionar o bairro ou o tipo de negócio que planeja atuar. A partir de então, ele terá acesso a informações estratégicas que auxiliam na fase inicial do empreendimento como informações sobre o mercado e performance de um negócio, por exemplo.
O Radar tem uma base de dados de 14 cidades baianas, incluindo Salvador. O empreendedor pode selecionar o bairro ou o tipo de negócio que planeja atuar. A partir de então, ele terá acesso a informações estratégicas que auxiliam na fase inicial do empreendimento como informações sobre o mercado e performance de um negócio, por exemplo.
Os usuários da ferramenta podem ainda selecionar um bairro de Salvador e ter acesso aos principais seguimentos empresariais na região, com importantes indicadores que vão auxiliar na decisão de abrir ou não um negócio, além de contribuir com a estratégia de atuação do empreendedor.
As demais cidades da Bahia que têm a base de dados do app Radar são: Barreiras, Camaçari, Feira de Santana, Ilhéus, Irecê, Itabuna, Jacobina, Juazeiro, Lauro de Freitas, Porto Seguro, Santo Antônio de Jesus, Teixeira de Freitas, e Vitória da Conquista.(G1)