NotíciasSalvadorSem categoria

Festival das Periferias chega ao Subúrbio Ferroviário de Salvador

Resultado de imagem para secom Festival das Periferias chega ao Subúrbio Ferroviário de Salvador

Através de editais, ou ações independentes realizadas nos espaços culturais, a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia vem apoiando diversas ações culturais durante o ano. Nos próximos dias varias atividades vão tomar conta dos bairros de Alagados, Plataforma e Paripe. Nesta terça-feira (14), às 19h, o Espaço Cultural Alagados exibe filme “Terra Fértil em Maré Cheia”. O evento é fruto da parceria do Coletivo Urucum, de São Paulo, com a Secult, que já havia promovido a estreia do filme “Toda Reza”, em 2015. A estreia tem entrada franca e classificação livre.

Música, dança, teatro e performance farão parte da programação do Festival das Periferias Ano 3 – cada quebrada um ritmo, marcada para os dias 15 a 18 de março, em Plataforma, Subúrbio Ferroviário de Salvador. Além das apresentações artísticas, o Festival ainda contará com seminário, minicursos e o 1º Concurso Música de Favela. O show de encerramento ficará por conta da cantora Larissa Luz.

O evento, totalmente gratuito, integra o Projeto: Formação em Produção e Gestão para Jovens de Coletivos Culturais, realizado com apoio do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural do Estado da Bahia e Secretaria de Cultura.

O objetivo do Festival é valorizar a cultural local, favorecendo a identidade das comunidades periféricas. Para isso, além das apresentações culturais, também ocorrerão debates sobre os temas: Culturas Periféricas e Cultura e Mundo do Trabalho; além de Minicursos sobre elaboração de projetos culturais e planejamento de comunicação para ações culturais, no intuito de instrumentalizar jovens produtores para realização de ações culturais na periferia.

Depois de passar pelas comunidades de Amaralina, Federação/Garcia, Águas Claras e Mussurunga/São Cristóvão o projeto de arte-educação Mutirão Mete Mão segue em sua última etapa, de 20 a 25 de março, em Paripe. 

As aulas acontecerão de segunda à sexta. Nos dias de sábado, em uma programação aberta ao público, serão executadas feiras de exposição com stands de artesanato, gastronomia, vestuário e etc, montados com os produtos dos próprios moradores, parceiros e apoiadores de cada bairro e, shows, onde músicos convidados, junto com Fael e os artistas do projeto, comandarão o som do evento em estilo sound system para um público de todas as idades. Também serão executadas atividades com as crianças e uma live painting, ao longo do evento.


Fonte: Ascom/ Secretaria de Cultura do Estado (Secult)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *