Vera Cruz marca retomada do calendário turístico com o festival Bye Bye Verão
Harmonia do Samba, Silvano Sales e Danniel Vieira são algumas das atrações do Bye Bye Verão, o primeiro festival cultural de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica. O evento, que marca a retomada do calendário turístico da cidade, acontece entre os dias 3 e 5 de março, em Mar Grande.
Promovida pela Prefeitura de Vera Cruz, a festa é multicultural e engloba diversas manifestações artísticas, entre elas feiras de gastronomia e de artesanato, Jam Session, samba de roda, capoeira, teatro e grupos de percussão.
Na sexta-feira, sobem ao palco instalado na Rua São Bento, a partir das seis da tarde, Danniel Vieira, Silvano Sales e o grupo de arrocha Kokoisa. Já no sábado, se apresentam Viola de Doze, o grupo Harmonia do Samba e a banda de pagode O Castelo. No domingo, o público poderá conferir o projeto da Orquestra Rumpilezz, intitulado Jazz Trio na BTS (Bahia de Todos os Santos), um espécie da Jam Session, em cima de um pranchão elétrico, durante o por do sol.
Na praça Anísio Nelson de Brito, será montada a feira gastronômica e artesanal, com abertura a partir das 15h. No mesmo espaço vão ocorrer as manifestações lúdicas e artísticas, expressando a rica cultura da ilha.
A festa ocorre logo após o Carnaval de Salvador e, segundo o prefeito de Vera Cruz, Marcus Vinicius, tem como objetivo fechar o verão baiano. “A data foi escolhida para aproveitar o grande fluxo de turistas na capital baiana, que podem chegar até o local do evento com muita tranqüilidade pelo sistema de lanchas”, afirma o gestor. A previsão de ocupação hoteleira na cidade no período é de cem por cento. Já o público estimado é de 15 mil pessoas nos três dias de evento.
“Embora o festival tenha três dias, a estimativa é que os turistas fiquem na cidade por pelo menos cinco, o que melhora a arrecadação e movimenta a economia do município”, explica.
Estrutura
Para garantir a segurança do público, serão instalados portais com detectores de metal em todos os acessos à área da festa. O mesmo processo é utilizado em grandes eventos, como o Carnaval e o Réveillon de Salvador.
Para que os visitantes e moradores cheguem mais facilmente ao festival, o transporte público será reforçado, com ampliação do horário de funcionamento.
Serão instalados ainda postos de saúde, um conselho tutelar e um posto policial para atender eventuais ocorrências.(ASCOM)