Santa Casa deixará de administrar maternidade
A Santa Casa da Bahia deixará de administrar a Maternidade de Referência Professor José Maria de Magalhães Netto, localizada no bairro do Pau Miúdo, em Salvador, a partir da sexta-feira (20). De acordo com as informações confirmadas pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), a unidade, que atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS), passará a ser gerenciada pelo Instituto Hygia Saúde e Desenvolvimento Social.
A maternidade é administrada pela Santa Casa há mais de 10 anos, desde quando ela foi inaugurada, em 2006. Segundo a Sesab, a instituição deixará o comando porque o contrato com o Estado acabou.
A nova empresa foi escolhida por meio de processo de seleção público e deve começar a gestão logo após a saída da Santa Casa. A Sesab informou que a mudança da gestão não causará nenhum prejuízo para a população e que todos os serviços serão mantidos.
A maternidade é especializada em prestar assistência a gestantes com gravidez de alto risco e no tratamento em recém-nascidos patológicos ou prematuros. A unidade foi a primeira do Estado a adotar de forma plena os princípios da Rede Cegonha, que assegura às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao pós-parto.(G1)