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Prefeitura apresenta estrutura de serviços para o Réveillon de Salvador

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O maior Réveillon do Brasil começa na próxima quarta-feira (28), a partir das 18h, na Praça Cairu, no Comércio, dentro da Arena Daniela Mercury. Até o primeiro dia de 2017, mais de 1,5 milhão de pessoas devem passar pelo evento, entre baianos e turistas.
Para que tudo dê certo, a Prefeitura montou um esquema especial que envolve montagem de estruturas e disponibilização de serviços públicos durante 24 horas nas mais diversas áreas, da saúde ao transporte público. A força-tarefa envolve cerca de 2,3 mil servidores e colaboradores. Os detalhes do esquema de serviços foram divulgados pelo prefeito ACM Neto, acompanhado do presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, e demais dirigentes da Prefeitura, em coletiva realizada nesta segunda-feira (26), no Palácio Thomé de Souza.
O prefeito salientou que, mesmo com forte crise econômica que assola o país, o Réveillon Salvador 2017 será realizado de forma ampliada e terá como uma das novidades a conectividade com o público, que poderá acompanhar a festa online pelo canal do FitDance no Youtube. Caso a pessoa esteja presente na Praça Cairu, poderá enviar mensagens com a hashtag #ReveillonSalvador2017 para interagir com o mundo e ter os posts publicados através nos telões do evento. “Salvador vai fazer o maior Réveillon de todos os tempos. A nossa expectativa é de que, nos cinco dias de festa, possamos reunir cerca de 1,5 milhão de pessoas na Praça Cairu e a Prefeitura está toda mobilizada nas diversas áreas para garantir uma festa com muita alegria para essa virada de ano”, afirmou ACM Neto.
Andamento – O trabalho já começou com a montagem do palco, camarote e demais equipamentos, inclusive os módulos de saúde. Mais de 100 profissionais trabalham para a entrega das estruturas, que já está na fase final. A Arena Daniela Mercury será composta por um palco de 500 m² que receberá 29 shows em cinco dias de comemoração, além de um camarote especial com 1.200 m², sala de imprensa climatizada, sala para entrevistas e 12 camarins. Somente no dia da vira, serão 13 horas de música.
Na virada também serão 15 minutos de queima de fotos no céu do Comércio, incluindo um show de laser e som para marcar a chegada de 2017. E mais 18 pontos da cidade conhecidos por reunir grande quantidade de pessoas durante a virada do ano terão oito minutos de fogos de artifício. São eles: Barra, Arena Fonte Nova, Rio Vermelho,
Amaralina, Jardim de Alah, Boca do Rio, Patamares, Itapuã, Cajazeiras, Boa Viagem, Santo Antônio Além do Carmo, Ribeira, Periperi, Paripe, Ilha de Paramana, Ilha de Bom Jesus dos Passos, Ilha de Maré e Ilha de Santana.
O Réveillon de Salvador custará R$ 7 milhões, sendo que toda parte artística e estrutural é proveniente de recursos da iniciativa privada. A Prefeitura custeia, apenas, os serviços públicos necessários para a realização do evento, que este ano deve girar em torno de R$ 1 milhão. Essa será a maior festa de fim de ano do Brasil, com resultados positivos para o trade turístico, que já considera o período como o segundo grande momento para atração de visitantes na cidade, ficando atrás apenas do Carnaval, com expectativa de 95% de ocupação dos hotéis.Todos os órgãos envolvidos com serviços públicos essenciais já organizaram seu plano de atuação para os cinco dias de festa. Outros pontos que terão programação específica para a virada de ano, a exemplo da Barra, também contarão com o esquema especial. As ações incluem ainda atividades antes da festa, preparando o entorno do local para garantir conforto e tranquilidade ao público.Confira abaixo o esquema especial montado pelos órgãos envolvidos: Mobilidade Para facilitar a locomoção de quem vai curtir os dias de festa, a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) vai prolongar, ao todo, o horário de atendimento de 208 linhas, que compõem uma frota de 1,2 mil veículos e abrangem os principais pontos da cidade.
Além disso, a Semob vai disponibilizar 90 veículos extras da frota reguladora, que terão itinerários distribuídos pelas três áreas da cidade (Orla, Centro e Subúrbio), de acordocom a demanda, sendo:
* 28, 29 e 30: 56 linhas por dia terão atendimento prolongado até 4h30 da manhã do dia seguinte. Já 18 veículos extras (por dia) estarão disponíveis da 0h às 6h.
* 31: 52 linhas com atendimento prolongado até 5h da manhã seguinte. Já os 36 veículos extras estarão disponíveis de 0h às 7h.
Serão três pontos de parada de ônibus especiais montados para a festa no Comércio: um na Praça Municipal, na parte alta do Elevador Lacerda; outro na Avenida Contorno, próximo ao posto de gasolina; e o último na Avenida EUA, perto dos Correios. Além disso, 140 agentes da fiscalização de transporte estarão nas ruas, além do monitoramento em tempo real de todas as linhas através do Centro de Controle
Operacional (CCO). O Elevador Lacerda funcionará de forma ininterrupta do dia 28 até as 23h30 do dia 31, voltando a operar 0h30 do dia 1° de janeiro. Nesse período, a tarifa será gratuita sempre das 18h às 6h do dia seguinte.
Quem quiser deixar a Praça Cairu de táxi contará com três pontos especiais, localizados ao lado da Praça Municipal (parte alta do Elevador Lacerda); na Avenida Lafayette Coutinho (Contorno), próximo ao posto de gasolina; e na Avenida Estados Unidos (Comércio), próximo ao Correios. Devidamente sinalizados, estes pontos de táxi funcionarão das 18h às 4h do dia seguinte.O Sistema de Transporte Especial Complementar (STEC) contará com frota extra de 60 veículos em direção ao Comércio, com funcionamento das 18h às 5h do dia seguinte, exceto no dia 31, quando funcionará das 18h às 7h do dia seguinte. No dia 31 também haverá frota de 40 veículos do STEC para a Base Naval, das 18h às 7h.
Transalvador
Os perímetros de segurança para a realização do Réveillon 2017, na Praça Cairu (Comércio), e para a queima de fogos na Barra foram definidos pela Transalvador em locais e horários específicos, entre os dias 28 e 1º de janeiro. Serão, ao todo, 59 barreiras de trânsito e ampla sinalização, restringindo a circulação e o estacionamento de veículos durante os eventos. Serão 1.262 vagas para estacionamento no Comércio e 190 vagas na Barra.
No Comércio, para os shows que acontecem na Praça Cairu, serão 36 barreiras fixas e móveis, isolando, das 17h às 6h dos dias 28 a 30; das 17h às 7h do dia 31; e das 14h à 0h do dia 1º, desde a Av. Contorno (Restaurante Amado) à Praça da Inglaterra, incluindo ruas Corpo Santo, Santos Dumont e Portugal. A Ladeira da Montanha será utilizada exclusivamente para deslocamento das autoridades e dos artistas, das 17h às 6h dos dias 28 a 30; das 17h às 7h do dia 31; e das 14h à 0h do dia 1º, sendo interditada para os demais veículos.
Dez áreas foram selecionadas para estacionamento, ao custo de R$20, entre elas o espaço fechado da Praça Castro Alves; a Av. da França, desde a Rua Estado de Israel à Rua da Argentina, bem como a da mesma via; as áreas regulamentadas e transversais (excluindo a Rua da Polônia e Praça da Inglaterra); áreas de recuo da Av. Estados Unidos; Av. Lafayette Coutinho, entre o acesso à Rua Banco dos Ingleses e o semáforo do Solar Unhão em ambos os sentidos; a Av. Sete de Setembro até a Praça Castro Alves, em ambos os lados; a Rua Carlos Gomes, em ambos os lados; o lado direito da Rua Chile até a Rua do Tira Chapéu; Ladeira da Praça e Ladeira do Gabriel, no Dois de Julho.
Veja abaixo as barreiras fixas de trânsito no Comércio:
• Rua Chile x Rua Pau da Bandeira;
• Ladeira da Montanha x Ladeira da Conceição da Praia;
• Ladeira da Conceição da Praia x Rua Manuel Vitorino (ao lado da 16ª CIPM);
• Rua Pinto Martins x Rua do Corpo Santo;
• Rua Pinto Martins x Rua Santos Dumont;
• Rua Portugal x Rua Frederico Castro Rebelo;
• Rua Santos Dumont x Rua Lauro Muller;
• Av. Estados Unidos x Rua da Noruega;
• Av. Estados Unidos x Rua da Espanha;
• Av. Estados Unidos x Rua da Holanda;
• Av. Estados Unidos x Rua da Argentina;
• Av. Estados Unidos x Rua da Grécia;
• Av. EUA x Rua da Suécia;
• Av. Jequitáia x Rua da Suécia;
• Av. da França (pista esquerda) x Centro Náutico;
• Ladeira do Gabriel x Acesso à Av. Lafayete Coutinho;
• Rua Visconde de Mauá x Ladeira da Preguiça.
Veja abaixo as barreiras móveis de trânsito:
• Praça Castro Alves x Edifício Sulacap – (só no dia 31);
• Praça Castro Alves x Ladeira da Montanha (parte alta);
• Ladeira da Montanha x Rua Pinto Martins (parte baixa);
• Vale do Canela x Viaduto Menininha do Gantóis;
• Av. Contorno x Solar do Unhão;
• Av. Contorno x Restaurante Amado;
• Rua Pinto Martins x Rua Portugal;
• Rua Engenheiro Oscar Pontes x Av. da França;
• Av. da França x Rua Estado de Israel – SETES – cobrança de cartela (zona Azul);
• Av. da França x Rua da Suécia;
• Av. da França x Rua da Polônia;
• Av. da França x Praça da Inglaterra;
• Av. da França (pista direita) x Rua da Argentina;
• Av. da França x Centro Náutico;
• Rua Miguel Calmon x Rua Pinto Martins (Praça da Inglaterra);
• Rua da Bélgica x Rua Miguel Calmon (ao lado do Mercado Modelo);
• Rua da Bélgica x Av. EUA – (atrás do Mercado Modelo).
Para a queima de fogos na Barra, que acontece no sábado (31), a Transalvador definiu como perímetro de segurança o trecho do Porto da Barra ao Clube Espanhol, restringindo com 23 barreiras fixas e móveis a circulação de veículos, entre 18h e 2h. O estacionamento terá custo de R$20, permitido em ambos os lados da Rua Marquês de Caravelas.
Veja abaixo as barreiras móveis de trânsito na Barra:
• Av. Sete de Setembro (Porto da Barra) x Av. Princesa Isabel;
• Rua Marquês de Caravelas x Alameda Antunes;
• Rua Afonso Celso x Rua Lemos de Brito;
• Rua Marquês de Caravelas x Miguel Bournier x Afonso Celso;
• Av. Oceânica x Rua Airosa Galvão;
• Av. Oceânica x Rua José Sátiro de Oliveira (Clube Espanhol);
• Rua Miguel Bournier x Rua Airosa Galvão;
• Av. Centenário x último retorno;
• Rua José Sátiro de Oliveira x Rua Professor Sabino Silva (atrás do Vitória Center);
• Av. Oceânica x Av. Adhemar de Barros.
Veja abaixo as barreiras fixas na Barra:
• Av. Oceânica x Rua Dom Marcos Teixeira;
• Av. Oceânica x Rua Alfredo Magalhães;
• Av. Oceânica x Rua Professor Lemos Brito;
• Av. Oceânica x Rua Francisco Otaviano;
• Av. Oceânica x Rua Professor Fernando Luz;
• Av. Oceânica x Rua Leoni Ramos;
• Av. Oceânica x Rua Artur Neiva;
• Av. Oceânica x Rua Carlos Chiacchio;
• Av. Oceânica x Rua José Sátiro de Oliveira;
• Av. Oceânica x Rua Professor Sabino Silva (Rua N – 3 acessos);
• Av. Oceânica x Rua Professor Sabino Silva (acesso à Via Marginal, em frente o antigo Hotel Salvador Praia);
• Av. Oceânica x Rua Baependi (lado do posto de combustível);
• Av. Oceânica (via marginal) x Av. Adhemar de Barros
Social
A Secretaria Municipal de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps) estará nas ruas através do Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas). Os agentes estarão nas ruas durante todos os dias do Réveillon, das 15h às 0h, com duas equipes constituídas por três técnicos de nível superior, 12 educadores sociais e três motoristas. Os referidos profissionais identificarão as diversas situações de vulnerabilidade, assim como risco social acometidas contra crianças e adolescentes, principalmente quanto à violação de direito referente ao trabalho infantil e pessoas em situação de rua. Com a identificação e cadastramento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social, prioritariamente no que diz respeito ao trabalho infantil nas imediações do Comércio, o órgão encaminhará o público, bem como suas respectivas famílias, para posterior acompanhamento da rede de atenção socioassistencial.
Ordem Pública
A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) atuará no ordenamento do comércio informal com uma equipe de fiscalização composta 78 fiscais por noite. Serão fiscalizadas vendas de alimentos em espetos e de bebidas em garrafas de vidro. Para que esse ordenamento seja possível, foram disponibilizadas, previamente, 307 licenças para vendedore ambulantes. Para reforçar a iluminação das vias públicas e ampliar a sensação de segurança, a Semop disponibilizou 125 projetores de 400w, 29 projetores de 1000w e 274 luminárias auxiliares.
A Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb) atuará com esquema especial. Desde o dia 28, mais de 1.300 agentes de limpeza trabalharão nas ruas do Comércio, Calçada, Centro, Orla (da Barra até Ipitanga), Cajazeiras, Pau da Lima, São Marcos, Castelo Branco, Subúrbio e Ilhas. No total, 350 sanitários químicos e 20 contêineres com sanitários climatizados serão instalados no Comércio. Somando todos os locais onde vai haver queima de fotos, serão 1.168 sanitários. Os agentes terão apoio de 107 equipamentos, entre caminhões, compactadores, caçambas, caminhões e carretas pipa.
No entorno do Comércio, até o dia 1º de janeiro de 2017, 329 agentes atuarão divididos em varrição, coleta e lavagem, com distribuição de pessoal em trechos do evento. Os trechos compreendem Avenida Centenário, Vale do Canela, Largo dos Aflitos, Avenida Lafayete Coutinho, Ladeira da Preguiça e Rua Visconde de Mauá; Praia da Preguiça, Ladeira da Conceição, Capitania dos Portos, Elevador Lacerda, Praça Cairu, Mercado Modelo e Rampa do Mercado Modelo; Avenida da França, Avenida Estados Unidos, Terminal da França e ruas transversais; Rua Miguel Calmon, Rua Portugal, Rua Conselheiro Dantas, Rua Santos Dumont, Praça Conde dos Arcos, Largo do Ouro e Avenida Frederico Pontes; Praça da Sé, Praça Municipal, Rua Chile, Rua D’Ajuda e Praça Castro Alves; Avenida Sete de Setembro, Rua Carlos Gomes, Largo Dois de Julho e Jardim Suspenso; e na região da Arena Fonte Nova.
A Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar) atuará em regime de plantão durante o final de ano, com 40 postos e 80 agentes dando cobertura no trecho compreendido entre o Jardim de Alah e Ipitanga. No dia 31 de dezembro até dia 1º de janeiro, os salva-vidas atuarão com plantão extra das 22h às 8h, com postos na Barra, Piatã, na Igreja de Itapuã e na base localizada em Patamares, com 12 agentes no total. No dia 1º de janeiro, a Salvamar acompanhará com barco e moto aquática a procissão de Bom Jesus dos Navegantes, com quatro guarda-vidas. Em caso de emergência, a Salvamar recomenda se dirigir até um posto salva-vidas mais próximo. Outra opção é ligar para a sede do órgão, localizada na Avenida Otávio Mangabeira, em Patamares, através do número (71) 3363-5333.
Guarda Municipal
A Guarda Civil Municipal participará do Réveillon 2017 com mais de 450 agentes por dia, juntamente com as atividades diárias já realizadas pelo órgão. A corporação prestará apoio aos diversos órgãos do município que desempenham atividades relacionadas com a festa, como Semop, Transalvador, Semob, Saltur, Sucom e SMS, na proteção ao patrimônio público, realizando ainda ações de prevenção à violência, com dicas de seguranças e distribuição de pulseiras de identificação para crianças. Agentes também irão monitorar as áreas cobertas por câmeras, dentro e fora do circuito, para proteger as praças e logradouros da cidade.
Saúde
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) montará dois módulos de atendimento de urgência ao público durante a festa: um na Avenida Conceição da Praia (em frente a Marinha) e o segundo na Rua da Grécia (em frente ao prédio da pasta). O serviço de saúde contará com uma equipe formada por dois coordenadores, quatro médicos, quatro enfermeiros, três técnicos, dois higienizadores e dois recepcionistas. Nos dias 28, 29 e 30, os módulos funcionarão das 18h às 06h; no dia 31, das 18h às 08h; e no dia 1º, das 14h às 02h.
Urbanismo
A Secretaria Municipal de Urbanismo (Sucom) contará com 64 profissionais nos cinco dias de evento para atuar na fiscalização do exercício de atividades comerciais, montagem das estruturas e condições de segurança do local do evento, exibição de publicidade e na proteção às marcas patrocinadoras oficiais. As fiscalizações também serão realizadas para evitar, em ação conjunta com a Codesal, ocupação dos casarões no bairro do Comércio, comercialização de bebidas em garrafas e copos de vidro, poluição sonora e construção de obras irregulares na área do entorno do evento.
Manutenção
A Secretaria Municipal de Manutenção (Seman) realizou, previamente, a limpeza de todas as caixas de rede de águas fluviais que ficam no entorno do Comércio. Foram realizadas ainda ações de poda e tapa-buracos em toda a região.
Ouvidoria
A atuação da Ouvidoria de Salvador será através da Central Disque Salvador 156, com atendimento 24 horas, e pelo Portal Fala Salvador (www.falasalvador.ba.gov.br). Os turistas e soteropolitanos poderão solicitar informações, registro de serviços, elogios ou reclamações.
Cultura e Turismo
A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) montará postos de atendimento ao turista, no período de 28 a 30. Um dos postos estará localizado no Elevador Lacerda, na Praça Municipal, e funcionará das 9h às 18h. O outro posto de atendimento estará na Barra, Avenida Oceânica, na esquina com a rua Dias D’Avila, e o atendimento será feito das 13h às 18h. Cada posto contará com duas pessoas bilíngues realizando atendimento.
(AGECOM)

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