Sem categoriaTecnologia

Transporte público estuda aceitar cartão de crédito como meio de pagamento

Resultado de imagem para Transporte público estuda aceitar cartão de crédito como meio de pagamento
Uma mão na roda para os usuários de transporte público. Está rodando em São Paulo um projeto piloto de 30 dias que permite o pagamento da passagem de ônibus com cartões de crédito, débito, pré-pago e até pelo celular – tudo direto na catraca, dentro do próprio ônibus. Ainda em fase de testes, a novidade está instalada em 10 veículos que fazem o corredor Diadema-Brooklin, ligando o Grande ABC à zona sul da capital.
A ideia é simplificar a vida do cidadão ao acabar com a necessidade de enfrentar filas para comprar o bilhete comum ou ter que recarregar o bilhete eletrônico – isso sem contar que a possibilidade de usar cartões promete diminuir bastante a circulação de dinheiro no sistema de transporte público. Menos dinheiro circulando significa menores custos operacionais e logísticos, menos problemas com falta de troco e, é claro, mais segurança.
Nesta primeira fase, apenas cartões de uma única bandeira estão sendo aceitos, mas os equipamentos instalados nos veículos já estão preparados para receber qualquer tipo de cartão ou dispositivo com a tecnologia NFC – que possibilita a troca de dados por proximidade. Para pagar, o usuário só precisa aproximar o cartão do leitor para validar a viagem – não é necessário digitar senha, o que agiliza bastante o processo.
Para o próximo ano, a perspectiva é que o projeto possa se expandir para outros municípios, outras capitais e até outros meios de transporte…claro, se tudo correr dentro do previsto nesta primeira fase de testes.
Nem tudo são flores – ou mão na roda. Se o seu cartão não tiver este símbolo da tecnologia de pagamento sem contato, o NFC, não tem jeito: você vai precisar pedir um novo para o seu banco caso queira usá-lo para pagar o ônibus. Isso certamente vai atrasar um pouquinho a adesão ao novo método de pagamento. De qualquer jeito, se serve de exemplo, os cartões com NFC já são aceitos no sistema de transporte de Londres desde 2012. Lá, cerca de um milhão de passagens são pagas com cartão todos os dias.
Sabe o que isso significa? Um estudo da consultoria Value Partners mostra que um aumento de 10% no uso dos meios eletrônicos tem potencial de expandir o Produto Interno Bruto em 1%, o que é bastante coisa para qualquer país. Ou seja, vamos torcer para que iniciativas como essa se espalhem por outras cidades do país e aumentem o uso de cartões e outros meios de pagamento nos serviços públicos. Nesse caso, literalmente, todo mundo sai ganhando.(Olhar Digital)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *