Bitcoins finalmente terão caixa eletrônico exclusivo no Brasil
A BitcoinToYou, corretora brasileira de moedas virtuais, acaba de instalar o primeiro caixa eletrônico que funciona com bitcoin feito com tecnologia totalmente nacional. O terminal está localizado na sede da startup em Betim (MG), porém, há planos para uma grande expansão.
Novos terminais devem ser instalados em São Paulo e Brasília já em setembro. A meta é ter 10 máquinas em funcionamento até o fim do ano e 100 ao fim de 2017.
Como funciona? O diretor do BitcoinToYou, André Horta, explica:
O cliente digita o CPF no caixa e faz o depósito em dinheiro vivo, que fica disponível na conta como real ou é convertido em Bitcoin na hora, conforme a preferência do cliente.
Com o saldo, contam os desenvolvedores, é possível pagar contas, boletos e fazer transferências por meio do aplicativo da empresa. A tecnologia usada no BitcoinToYou também permite que outros bancos se integrem ao caixa eletrônico, similar a uma caixa da Rede 24 horas.
Lojistas e empresas que desejarem um terminal deste terão que desembolsar uma boa quantia. Cada caixa eletrônico de bitcoin é vendido por R$ 4.999.
A bitcoin foi desenvolvida em 2009 como uma criptomoeda permitindo que as pessoas se envolvam no livre comércio sem os olhos curiosos (e a taxação) de governos. A tecnologia veio sob o fogo dos críticos que dizem que é uma maneira fácil para os criminosos para comprar e vender mercadorias ilegais; defensores dizem que a criptomoeda oferece uma oportunidade para se afastar de moeda tradicional. Algumas lojas virtuais já começam a aceitar a criptomoeda.
A mineração, uma das formas de conseguir juntar bitcoins, no entanto, não parece ser mais tão rentável. Atualmente, os usuários de bitcoins estão preferindo trocar moedas convencionais (como dólar e euro) pela grana criptografada criada por um desenvolvedor australiano.
E você, leitor, investe ou investiria seu dinheiro neste tipo de moeda?
(tudocelular)