GeralMeio AmbienteSalvadorSem categoria

Salvador registra o período mais seco em 21 anos, diz Inmet

O período de março a julho de 2016 em Salvador já é considerado o mais seco em 21 anos. A informação é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que faz o acompanhamento desde 1995. A média de chuvas anual é de 2.144 milímetros e, até o final de julho passado, choveu cerca de 797 mm.
Se apenas o ano de 2016 for levado em conta, em todos os meses, até agora, choveu menos do que o esperado, com exceção de janeiro. No primeiro mês do ano, choveu 17% a mais do que o esperado, mas todos os meses seguintes registraram valores abaixo da média histórica. 
Do início do ano até julho de 2016, com exceção de janeiro, tem chovido menos do que o esperado na capital.
De acordo com o Inmet, o período mais chuvoso na capital vai de março a julho, quando a média é de 1.239,9 mm, e coincide com o final do verão, todo o outono e meados do inverno. Embora seja o outono-inverno mais seco dos últimos 21 anos, o dado não possui relação com a baixa umidade do ar, mas é devido ao pouco volume das chuvas.
O mês que mais choveu em Salvador neste ano registrou 162,5 mm (janeiro). Nos meses do outono-inverno todos ficaram abaixo da média, variando entre 22% e 67%. O Inmet calcula a média a partir da observação em um intervalo de 30 anos. (Correio)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *