NotíciasPolíticaSem categoria

PT decide apoiar candidatura de Lídice

A três meses das eleições municipais, o PT parece ter finalmente chegado a uma decisão, e deve apoiar a senadora Lídice da Mata (PSB) na corrida rumo à prefeitura. O apoio ainda não foi oficializado, mas a própria cúpula do partido admite que esse é o cenário mais provável. “Avançamos no debate. Estamos trilhando esse caminho, essa tendência de apoiar Lídice, mas ainda vamos fazer uma reunião com todas as nossas forças políticas e chegar a uma conclusão definitiva”, informou a presidente municipal do PT, Marta Rodrigues. Segundo a petista, a decisão final deve sair na sexta. 
Em nota, o PT reiterou que os dirigentes da legenda fizeram inúmeras reuniões com os partidos que compõem o governo do Estado, principalmente com o PCdoB e o PSB. “No entanto, avançamos numa perspectiva de compormos uma chapa majoritária com a candidata Lídice da Mata”, prossegue o texto. “Ainda estamos em debate e na sexta-feira, faremos uma reunião com nossa direção municipal. A partir deste debate, convocaremos uma reunião do diretório municipal para definirmos a posição partidária. Após as definições partidárias, debatidas coletivamente, o PT informará amplamente sua decisão”, conclui a nota.
Até a semana passada, os petistas pareciam inclinados a unir forças com a pré-candidata Alice Portugal (PCdoB), que inclusive recebeu apoio do PSD do senador Otto Alencar. No entanto, como Lídice provavelmente oficializará a sua pré-candidatura, o PT deve integrar a chapa majoritária com o PSB. “Esse aparentemente vai ser o caminho. O PT se colocou à disposição para nos apoiar e nós aceitamos. Isso nem foi uma coisa nossa, mas deles”, declarou o presidente municipal do PSB, Waldemar Oliveira. 
O socialista também comentou a resolução da senadora e presidente estadual da sigla, até pouco tempo atrás indecisa sobre a candidatura. “Lídice não se furtou, não poderia deixar de ser candidata. Ela aceitou isso como uma missão, ouvindo os pedidos dos companheiros”, disse. “Mas quero dizer que em nenhum momento tramamos contra a candidatura de Alice Portugal. Aliás, não teríamos problema nenhum em apoiá-la também”, prosseguiu.
Oliveira declarou ainda que prevê uma “campanha fraterna”, que prezará pelo respeito mútuo entre as duas candidatas.  “Não teremos disputas de litígio, nem de desgaste. Alice e Lídice têm uma relação muito boa e de muito tempo. Alice é valorosa, tem todas as condições e o direito de pleitear a prefeitura de Salvador”. A reportagem entrou em contato com Lídice da Mata e Alice Portugal, mas não obteve retorno até o fechamento desta edição. 
Assunção e Santiago cotados para vice
Com o provável apoio do PT à pré-candidatura de Lídice da Mata (PSB) à prefeitura de Salvador, resta saber quem será o vice da socialista. Segundo a presidente municipal do PT, Marta Rodrigues, o partido só fará a indicação quando a cúpula bater o martelo sobre a questão da aliança.
“A partir da próxima semana é que vamos nos debruçar sobre isso”, informou, acrescentando que o deputado federal Valmir Assunção e o vereador Gilmar Santiago são nomes fortes para ocupar o cargo. Vale dizer que ambos eram nomes passíveis de encabeçar uma chapa liderada pelos petistas no pleito municipal. “Mas outros podem colocar o nome. Vamos discutir isso na hora certa”, completou Marta.
O nome de Gilmar Santiago seria o favorito dos socialistas, conforme demonstrou o presidente municipal do PSB, Waldemar Oliveira. “Considerando que Gilmar Santiago era um dos possíveis candidatos deles, é uma possibilidade que seria bem aceita. É um companheiro combativo, que está há anos na área sindical”, apontou, ressaltando que não pretende influenciar a decisão dos petistas. “É natural que o vice seja alguém do PT, isso já está implícito. Não temos nenhum veto com relação a isso. Não cabe uma discussão. O PT vai indicar e nós vamos acatar”, concluiu.(Tribuna)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *