Para verificar se este não era um problema específico da unidade avaliada, o site usou um segundo dispositivo e repetiu o teste. Novamente, o Galaxy S7 Active não resistiu às condições especificadas pela fabricante, apesar de que os defeitos do display foram outros. Nos dias seguintes, eles tentaram usar os dois celulares novamente, mas eles nunca voltaram à normalidade.
Para não tomar conclusões precipitadas, os analistas entraram em contato com a Samsung. A fabricante alegou que há pouquíssimas reclamações do Active, sendo que todos os parelhos que apresentaram defeitos foram cobertos pela garantia.
Além disso, a Samsung ressaltou que este é um dos smartphones mais resistentes e tem o certificado IP68 e há poucas chances de algum dispositivo não ser tão resistente quando deveria. A Samsung diz que está investigando o problema e deve dar um retorno em breve.
Curiosamente, o site Consumer Reports testou o Galaxy S7 e Galaxy S7 Edge, que também trazem o mesmo certificado, sendo que ambos foram aprovados pelas mesmas verificações.