MunicípiosNotíciasSem categoria

Estudantes participam de desfile cívico em Cachoeira pela Independência da Bahia

Mais de 600 estudantes da rede estadual de ensino do Recôncavo Baiano participam do desfile cívico em homenagem à Independência da Bahia, neste sábado (25), em Cachoeira, quando o Governo da Bahia é transferido, simbolicamente, para o município. 

O dia 25 de junho marca o início da luta pela independência baiana. A programação inclui a apresentação de nove escolas estaduais dos municípios de Cachoeira, Maragogipe, Muritiba, São Félix e Cruz das Almas, que desfilarão com as fanfarras pelas ruas da cidade histórica.

A participação dos estudantes no desfile cívico tem como objetivo explorar o potencial educativo através da arte musical instrumental, expressão corporal e disciplina de grupo. As fanfarras, além de elemento agregador, promovem o bem-estar da coletividade, elevando a autoestima escolar e das comunidades.

“A Secretaria da Educação vem buscando alternativas e implementando ações com vistas a acompanhar o trabalho pedagógico das fanfarras escolares, bem como apoiar na manutenção dos instrumentos musicais, reconhecendo que as fanfarras despertam o olhar e a sensibilidade do indivíduo para o trabalho participativo e em grupo”, afirma a coordenadora de Educação Integral da Secretaria da Educação do Estado, Rowenna Brito.

Decreto 

A cidade de Cachoeira é transformada em sede do Governo da Bahia, no dia 25 de junho, para simbolizar o dia em que moradores do local iniciaram as lutas pela Independência da Bahia, cuja batalha final se deu no dia 2 de Julho. A mudança da sede do governo foi aprovada pela Lei nº 10.695, de 2007, e ocorre há nove anos consecutivos.


Escolas participantes

Cachoeira: Colégio Estadual de Cachoeira
Escola Edvaldo Brandão Correia
Escola Paroquial Dom Antônio Monteiro
Colégio Estadual Antônio Joaquim Correia Cachoeira (Povoado de Capoeiruçu)

Maragogipe: Colégio Polivalente de Maragogipe
Colégio Estadual Gerhard Meyer Suerdieck

Muritiba: Colégio Estadual João Batista Pereira Fraga 

São Félix: Colégio Estadual Rômulo Galvão 

Cruz das Almas: Colégio Estadual Doutor Lauro Passos

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *