EconomiaNotíciasSem categoria

Conta de luz: bandeira tarifária será verde em julho, diz Aneel

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) definiu nesta sexta-feira (24) que a bandeira tarifária das contas de luz para julho será verde. Assim como em junho, não haverá cobranças adicionais para os consumidores.
A agência reguladora justificou a decisão pelo fato de os reservatórios das hidreletétricas após chuvas do período úmido, assim como a redução da demanda e a entrada em operação de novas usinas foram fatores que permitiram manter a bandeira verde na conta de luz. Quando as condições de oferta de energia pioram, podem ser acionadas as bandeiras amarela ou vermelha, que elevam o custo para o consumidor.

Histórico recente de bandeira vermelha

Desde que foi implementado o sistema de bandeiras tarifárias em janeiro de 2015, até fevereiro de 2016, a bandeira se manteve vermelha. Em março, passou para amarela. O aumento de chuva neste ano, que melhorou o volume dos reservatórios das hidrelétricas, aliado à redução da demanda e à inclusão de novas usinas no sistema elétrico brasileiro, possibilitou a mudança das bandeiras tarifárias nos últimos meses.
A cor da bandeira indica se a energia custa mais ou menos, em função das condições de geração de eletricidade. “Com as bandeiras, a conta de luz fica mais transparente e o consumidor tem a melhor informação para usar a energia elétrica de forma mais consciente”, informa a Aneel.
Segundo a agência, a bandeira tarifária não é um custo extra na conta de luz, mas uma forma diferente de cobrar um valor que era incluído na conta de energia, sem acréscimo no reajuste tarifário anual das distribuidoras.

Dicas de economia de energia elétrica

Uso eficiente
Diretor da Aneel, André Pepitone da Nóbrega destacou que para os consumidores, a bandeira vermelha continua a indicar que a energia tem custo alto e que devem ser mantidos uso eficiente e evitar desperdício de luz.
Ar-condicionado
Mantenha o filtro sempre limpo e o termostato regulado. A potência do aparelho deve ser adequada ao ambiente. Mantenha portas e janelas bem fechadas ao ligar o ar. Proteja a parte externa da exposição do sol. Não bloqueie a grade de ventilação. Ao sair do ambiente, desligue o aparelho.
Chuveiro elétrico
Evite banhos demorados e em horários das 18h às 21h. Use a opção verão que reduz o consumo em até 30%. Ao ensaboar-se, desligue a torneira do chuveiro. Use resistências originais.
Iluminação
Substitua lâmpadas incandescentes por fluorescentes que consomem até 75% menos e duram mais.Durante o dia, aproveite a iluminação natural. Apague a luz em locais desocupados. Use sensores de presença em áreas comuns de baixa circulação.
Geladeira
Instale em locais afastados da parede e de fogão. Evite abrir a porta várias vezes. Não guarde alimentos quentes. Não coloque roupas para secar na parte de trás. Descongele regularmente. Mantenha a borracha da porta em bom estado.(IG)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *